A Shell e a Ipiranga estão lançando opções mais eficientes de combustíveis para os consumidores. Enquanto a primeira apresenta a nova Shell V-Power, sua mais recente fórmula para a gasolina aditivada, a segunda aposta na Octapro, em substituição à Gasolina Original Premium, até então oferecida pela empresa.
Após cinco anos de pesquisa e testes, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, começará a comercializar o novo produto, no próximo dia 16, em todos os 6 mil postos da multinacional distribuídos pelo País. Segundo a empresa, a gasolina terá a capacidade de limpar, já no primeiro abastecimento, 80% dos resíduos acumulados no motor. O produto conta com a tecnologia Dynaflex, exclusiva da Shell. É recomendado principalmente para automóveis modernos com motores menores, com turbo e injeção direta.
O engenheiro de combustíveis da Raízen, Gilberto Pose, garante que a utilização do produto por três vezes consecutivas restabelece por completo o bom funcionamento do motor, removendo a sujeira acumulada pelo consumo frequente de gasolina comum. “A V-Power recupera a eficiência do motor e diminui os custos, pois é melhor aproveitada durante a combustão”.
A multinacional divulgou que a gasolina possui 40% mais moléculas de limpeza que a geração anterior. A companhia garantiu a maior eficiência do produto, mas não revelou a quantidade dos componentes utilizados na nova fórmula. A empresa anunciou ainda que os carros da Ferrari, parceira da Shell na Fórmula 1, tiveram ganhos de performance de 23,3% em testes com a nova tecnologia nas pistas.
Ipiranga. Apresentada no início de outubro, a Octapro da concorrente Ipiranga foi desenvolvida especialmente para os veículos mais potentes, como os esportivos e os de luxo com motor grande. A gasolina tem octanagem de aproximadamente 96 de índice Anti Detonante (IAD) e 102 pelo método RON (Research Octane Number), padrão europeu. A empresa assegura que o combustível pode gerar mais limpeza e economia. “A Octapro é uma excelente opção para o motorista que busca o máximo de desempenho do motor do seu carro, por meio de um combustível de alta tecnologia”, afirma o diretor de varejo da Ipiranga, Jeronimo Santos.
A gasolina possui um pacote de aditivos detergentes e dispersantes, como a tecnologia Friction Modifier, desenvolvida pela Innospec, companhia parceira da Ipiranga especializada em produtos químicos no mercado internacional.
VEJA TAMBÉM: QUINZE CARROS COM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ABSURDO
Toyota Hilux 2.7 - 4,8 km/l (etanol)/6,9 km/l (gasolina)
Esqueça os superesportivos. A ideia aqui é mostrar os modelos "gastões" que são de segmentos mais próximos da realidade. Os dados são a média em trecho urbano e os número são os divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro.
Renault Sandero RS
5,9 km/l (etanol); 8,3 km/l (gasolina)
Fiat Toro 1.8
5,8 km/l (etanol)/8,3 km/l (gasolina)
Chevrolet S10 2.5
5,6 km/l (etanol)/8,4 km/l (gasolina)
JAC J6
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Chrysler Town & Country
6,2 km/l (motor é apenas a gasolina)
JAC J3
6,5 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Toyota SW4 2.7
4,9 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat 500 Cabrio automático
6,9 km/l (etanol); 10 km/l (gasolina)
Hyundai Tucson
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat Bravo 1.8
6,4 km/l (etanol); 8,9 km/l (gasolina)
Chery Celer
6,3 km/l (etanol); 9,2 km/l (gasolina)
Chevrolet Spin
6,8 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Hyundai Azera
7 km/l (motor é apenas a gasolina)
Kia Grand Carnival
6,5 kml (motor apenas a gasolina)