A ZF vai mostrar no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, uma tecnologia que previne conversões de veículos na contramão. O sistema foi batizado de “Wrong-Way Inhibit” – ainda sem previsão de estreia em modelos feitos em série.
O sistema, como a maioria dos que dão autonomia ao veículo, usa câmera, sensores e radares. Ele começa a atuar quando o motorista indica com a seta e um leve movimento do volante que vai entrar em uma via em sentido contrário ao do fluxo.
Nesse momento, o recurso emite sinais de alerta sonoros e no painel do carro. Além disso, transmite vibração ao cinto de segurança.
Além disso, o volante oferece resistência maior ao ser virado. Se ainda assim o motorista fizer a conversão, o sistema estaciona o veículo na lateral da pista.
Para isso, inicialmente ele reduz a velocidade e, depois, aciona a capacidade total dos freios. Em seguida, são acionados os faróis noturnos e o pisca-alerta, para alertar os motorista que estão circulando no sentido correto.
Apenas se houver espaço para manobra ou se a marcha à ré for engatada é que o sistema permite ao motorista sair da área de perigo, dirigindo pela margem da pista.
Para saber se está no caminho correto, o Wrong-Way Inhibit usa mapas de alta precisão. Além disso, utiliza a câmera frontal do veículo, capaz de ler placas e sinais na pista.

Tecnologia está no protótipo Vision Zero, da ZF
Zero acidentes. O sistema é um dos que integram o protótipo Vision Zero, que, no fim do mês passado, foi mostrado pela montadora. Trata-se de um Volkswagen Touran equipado com diversos recursos ainda inéditos em modelos de série.
De acordo com informações da ZF, o Vision Zero tem o objetivo de propor um futuro com “zero acidentes” e “zero emissões de poluentes”. Para isso, ele traz também novas tecnologias elétricas.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA ZF