Você está lendo...
Sistema impede conversões na contramão
Tecnologia

Sistema impede conversões na contramão

Nova tecnologia da sistemista alemã ZF impede carro de virar na contramão

Rafaela Borges, de Viena

02 de jul, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Wrong-Way Inhibit previne conversão na contramão
Fim da contramão
Crédito:Wrong-Way Inhibit usa câmeras, radares e mapas de alta precisão
Wrong-Way Inhibit previne conversão na contramão

A ZF vai mostrar no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, uma tecnologia que previne conversões de veículos na contramão. O sistema foi batizado de “Wrong-Way Inhibit” – ainda sem previsão de estreia em modelos feitos em série.

O sistema, como a maioria dos que dão autonomia ao veículo, usa câmera, sensores e radares. Ele começa a atuar quando o motorista indica com a seta e um leve movimento do volante que vai entrar em uma via em sentido contrário ao do fluxo.

Nesse momento, o recurso emite sinais de alerta sonoros e no painel do carro. Além disso, transmite vibração ao cinto de segurança.

Publicidade


Além disso, o volante oferece resistência maior ao ser virado. Se ainda assim o motorista fizer a conversão, o sistema estaciona o veículo na lateral da pista.

Para isso, inicialmente ele reduz a velocidade e, depois, aciona a capacidade total dos freios. Em seguida, são acionados os faróis noturnos e o pisca-alerta, para alertar os motorista que estão circulando no sentido correto.

Apenas se houver espaço para manobra ou se a marcha à ré for engatada é que o sistema permite ao motorista sair da área de perigo, dirigindo pela margem da pista.


Para saber se está no caminho correto, o Wrong-Way Inhibit usa mapas de alta precisão. Além disso, utiliza a câmera frontal do veículo, capaz de ler placas e sinais na pista.

 

Tecnologia está no protótipo Vision Zero, da ZF

Tecnologia está no protótipo Vision Zero, da ZF

 

 

Zero acidentes. O sistema é um dos que integram o protótipo Vision Zero, que, no fim do mês passado, foi mostrado pela montadora. Trata-se de um Volkswagen Touran equipado com diversos recursos ainda inéditos em modelos de série.


De acordo com informações da ZF, o Vision Zero tem o objetivo de propor um futuro com “zero acidentes” e “zero emissões de poluentes”. Para isso, ele traz também novas tecnologias elétricas.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA ZF

Deixe sua opinião