Carros familiares oferecem espaço e funcionalidade, às vezes abdicando de um visual mais moderno, principalmente no caso de monovolumes. Tabelados a R$ 67.250 e R$ 61.610, respectivamente, Chevrolet Spin Activ e Fiat Idea Adventure procuram fugir desse estigma apelando ao estilo aventureiro.
Por ter preço e seguro mais em conta, além de motor mais potente, o Idea venceu o comparativo com Spin, que, por sua vez, sobressai em aspectos importantes, como espaço interno. Os dois trazem de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, computador de bordo, rack de teto, estepe fixado na parte externa da tampa do porta-malas e muitos porta-objetos. A mais, o Spin tem central multimídia, que no concorrente não é oferecida nem como opcional.
Ambos têm motores 1.8 flexíveis. O do Fiat gera até 132 cv e o do Spin, até 108 cv. Com o carro cheio, a vantagem do Idea em arrancadas e retomadas é notória. Além de ser mais potente, seu quatro-cilindros entrega 1,8 mkgf de torque a mais. O câmbio do Spin é justo, tem engates curtos e leva vantagem ante o do Idea, cuja alavanca é bem mole, algo que acaba incomodando o motorista.
Na cabine, os dois têm peças bem encaixadas, mas os materiais de acabamento do Fiat aparentam maior qualidade. O espaço interno de ambos é bom. No Chevrolet, os ocupantes do banco traseiro viajam com mais conforto para os joelhos. Nenhum dos dois carros acomoda bem cinco adultos.
A posição de guiar no Fiat é mais alta, mesmo com o banco no ajuste mais próximo ao assoalho. O Spin é melhor para motoristas altos. A suspensão elevada do Idea é mole e a carroceria rola muito em curvas. A do Spin transfere mais aos ocupantes os impactos contra pisos irregulares. Com quase o dobro de espaço de porta-malas, o Spin tem sistema mais prático de abertura do suporte de estepe.
O visual exagerado e parrudo do Fiat – por dentro e por fora – é mais condizente com a proposta de aventura que o estilo sóbrio do carro da Chevrolet.
Opinião. Não sou o típico consumidor de carros familiares, mas sei que espaço é bem importante para esse público. Embora o Spin tenha 13 cm a mais no comprimento e 11 na distância entre os eixos, além de central multimídia de série, os quase R$ 6 mil de diferença na tabela não se justificam. Até porque o Fiat também tem seus méritos, como o acabamento interno de qualidade superior. Os materiais utilizados na cabine do Chevrolet aparentam ser pobres.
Além disso, seu defasado motor – uma evolução do que era usado no Monza – não oferece o desempenho esperado para um carro familiar, que frequentemente viajará carregado. No apelo aventureiro, mote dessa dupla, o Idea também se destaca (tem até clinômetro no painel). Equilibrada, essa briga foi definida pela tabela de preços.