11/05/2015 - 5 minutos de leitura.

Spin e Idea fazem disputa de ‘aventureiros’

Familiares com motor 1.8 se encaram em comparativo de versões com roupagem aventureira

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Carros familiares oferecem espaço e funcionalidade, às vezes abdicando de um visual mais moderno, principalmente no caso de monovolumes. Tabelados a R$ 67.250 e R$ 61.610, respectivamente, Chevrolet Spin Activ e Fiat Idea Adventure procuram fugir desse estigma apelando ao estilo aventureiro.

Por ter preço e seguro mais em conta, além de motor mais potente, o Idea venceu o comparativo com Spin, que, por sua vez, sobressai em aspectos importantes, como espaço interno. Os dois trazem de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, computador de bordo, rack de teto, estepe fixado na parte externa da tampa do porta-malas e muitos porta-objetos. A mais, o Spin tem central multimídia, que no concorrente não é oferecida nem como opcional.

Continua depois do anúncio

Ambos têm motores 1.8 flexíveis. O do Fiat gera até 132 cv e o do Spin, até 108 cv. Com o carro cheio, a vantagem do Idea em arrancadas e retomadas é notória. Além de ser mais potente, seu quatro-cilindros entrega 1,8 mkgf de torque a mais. O câmbio do Spin é justo, tem engates curtos e leva vantagem ante o do Idea, cuja alavanca é bem mole, algo que acaba incomodando o motorista.

Na cabine, os dois têm peças bem encaixadas, mas os materiais de acabamento do Fiat aparentam maior qualidade. O espaço interno de ambos é bom. No Chevrolet, os ocupantes do banco traseiro viajam com mais conforto para os joelhos. Nenhum dos dois carros acomoda bem cinco adultos.

A posição de guiar no Fiat é mais alta, mesmo com o banco no ajuste mais próximo ao assoalho. O Spin é melhor para motoristas altos. A suspensão elevada do Idea é mole e a carroceria rola muito em curvas. A do Spin transfere mais aos ocupantes os impactos contra pisos irregulares. Com quase o dobro de espaço de porta-malas, o Spin tem sistema mais prático de abertura do suporte de estepe.


O visual exagerado e parrudo do Fiat – por dentro e por fora – é mais condizente com a proposta de aventura que o estilo sóbrio do carro da Chevrolet.

Opinião. Não sou o típico consumidor de carros familiares, mas sei que espaço é bem importante para esse público. Embora o Spin tenha 13 cm a mais no comprimento e 11 na distância entre os eixos, além de central multimídia de série, os quase R$ 6 mil de diferença na tabela não se justificam. Até porque o Fiat também tem seus méritos, como o acabamento interno de qualidade superior. Os materiais utilizados na cabine do Chevrolet aparentam ser pobres.

Além disso, seu defasado motor – uma evolução do que era usado no Monza – não oferece o desempenho esperado para um carro familiar, que frequentemente viajará carregado. No apelo aventureiro, mote dessa dupla, o Idea também se destaca (tem até clinômetro no painel). Equilibrada, essa briga foi definida pela tabela de preços.


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS