Você está lendo...
Spyker decreta falência e fecha as portas
Notícias

Spyker decreta falência e fecha as portas

Após tentar a recuperação, empresa de esportivos holandeses fechou as portas em definitivo

20 de dez, 2014 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Spyker decreta falência e fecha as portas
Spyker C8 foi o maior sucesso da companhia na segunda aparição da marca

A Spyker anunciou o fim da companhia e a falência da empresa após a tentativa de recuperação financeira a qual se propôs no início do mês, depois que todos os esforços para salvar a marca falharam. Fundada em 1880 e operando até 1926 na primeira “vida” da empresa, a holandesa Spyker retornou ao mercado em 1999 para produzir o esportivo C8, chegando inclusive a ter uma equipe de Fórmula 1 com seu nome em 2006.

Já em 2007 a área de competição foi abadonada para dar vida a um plano ambicioso do CEO da empresa, Victor Muller, que era de adquirir a Saab, montadora sueca que pertencia a GM e seria descontinuada. A tentativa falhou pois não houve investimento na empreitada e eles se viram obrigados a negociar a Saab com uma empresa chinesa para não perder também a Spyker.

Publicidade


Recentemente a empresa apresentou o B6 Venator, que seria o novo esportivo da marca, mas que nunca saiu do papel por falta de dinheiro para produzi-lo. Outro projeto era de unir a companhia a uma empresa de aviões elétricos de alta performance para criar esportivos 100% elétricos.

O fim da Spyker é mais um caso recente de uma empresa que teve a marca retomada após anos esquecida e na segunda tentativa no mercado também acabou falhando. A Horex, marca centenária de motos que havia retornado em 2012 também anunciou sua falência no início do mês.


Deixe sua opinião