
No Salão de Paris, que termina no dia 19, a SsangYong investe em dois protótipos baseados no XIV, o Air e o Adventure. Eles trazem alternativas visuais interessantes, que mostram o comprometimento da quarta maior montadora da Coreia com um design contemporâneo – bem diferente do utilizado no passado recente da empresa.
O carro que deu origem aos protótipos, aliás, também é uma novidade. Depois de ter sido mostrado como conceito em diversos salões, desde a edição de 2011 da mostra de Frankfurt, ele finalmente irá à venda na Coreia do Sul no início de 2015. A comercialização em mercado estrangeiros começa logo em seguida; o utilitário compacto também deve ser oferecido no Brasil.
O XIV-Adventure traz acessórios para ficar com apelo visual off-road mais evidente. Já o XIV-Air tem o teto aberto, apenas com uma faixa central. O objetivo é colocar os ocupantes em contato com a natureza, de acordo com a SsangYong.
TECNOLOGIAS
Entre os destaques da linha XIV estão segurança e entretenimento. Eles utilizam uma direção que tem três modos de assistência elétrica e sete air bags, além de luzes dianteiras de alta intensidade.
Já o programa eletrônico de estabilidade monitora os movimentos do motorista ao volante e as condições da estrada, entre outros patamares, para “decidir” antecipadamente quando deve agir a fim de evitar que o condutor perca o controle do veículo.
Em entretenimento e interatividade, o novo sistema multimídia inclui rádio com leitor de MP3, conexão com smartphones via Bluetooth ou entradas auxiliares e uma tela central.
Os motores são 1.6 a gasolina e a diesel.