Você está lendo...
Startup chinesa NIO passa a GM e se torna a 4ª montadora mais valiosa do mundo
Notícias

Startup chinesa NIO passa a GM e se torna a 4ª montadora mais valiosa do mundo

Agora, montadora passa a valer US$ 56 bi, US$ 3 bi a mais que a GM. NIO fica atrás de Tesla, Toyota e Volkswagen

Emily Nery

26 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fabricante chinesa NIO
Fabricante chinesa NIO
Crédito:Divulgação/NIO

O nome NIO ainda pode soar estranho, mas daqui para frente você ainda vai escutá-lo mais frequentemente. Acontece que a fabricante chinesa de carros elétricos conseguiu três grandes conquistas em apenas dois dias. No dia 2 de novembro, ela passou a valer mais do que a BMW. No dia seguinte, suas ações subiram em 11% e de quebra, a montadora passou a valer mais do que a gigante norte-americana General Motors.

O que essa empresa tem de tão especial? Bom, ela tem muito potencial para ser a principal dor de cabeça de Elon Musk daqui para frente.

Devido ao anúncio da empresa, de ter vendido mais de 5 mil carros no mês, a capitalização de mercado chegou a US$ 56 bilhões no começo de novembro, ante a US$ 53 bilhões da GM. Isso é, uma empresa que oferta 3 modelos e vendeu cerca de 63 mil unidades contra outra que reúne 4 montadoras e emplacou quase 3 milhões de veículos em 2019. O que não faria muio sentido.

Publicidade


Mas com essa mudança, a NIO se tornou a quarta montadora mais valiosa do mundo, e só fica atrás de Tesla, Toyota e Volkswagen.

Mercado vê fabricantes de elétricos como promissoras

Como tudo no mercado financeiro gira em torno de especulações, essa é a principal causa do crescimento da NIO. Os investidores enxergaram a longo prazo um grande potencial em uma empresa que produz veículos de luxo elétricos. Algo semelhante ocorreu com a Tesla, que chegou a valorizar mais de 400% neste ano. Antes do escândalo envolvendo suspeitas de fraude, a Nikola Motors também conseguiu ultrapassar a Ford, contudo somente por alguns dias.


Entretanto, só o tempo mostrará se a NIO irá se estabilizar de forma concreta na bolsa, ou se isso é apenas resultado da bolha especulativa em cima da montadora de veículos elétricos. Caso a segunda opção esteja correta, podemos esperar em um futuro próximo uma grande queda das ações.

Fabricante aposta em SUVs elétricos

NIO ES6
NIO ES6 – Divulgação/NIO

Atualmente, a montadora conta com 3 produtos em sua gama. O EC6 é um crossover cupê que contém dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 536 cv e garante autonomia de 615 km. Já o ES8 é um SUV de 7 lugares com cara de RAV4, embora seu maior rival seja o Tesla Model X.


O grandalhão dois motores elétricos que produzem até 536 cv e registra autonomia de 580 km. Com linhas que remetem ao novo Peugeot 3008, o ES6 é um SUV médio que roda ate 610 km sem necessidade de carregamento e assim como seus irmãos, é equipado por duas baterias elétricas.  

ES8
NIO ES8 – Divulgação/NIO

No início deste mês, o CEO da NIO confirmou o desenvolvimento de uma bateria com capacidade de 150 kWh, que deve permitir uma autonomia de 900 km. Além disso, há planos para exportar o ES6 e ES8 para a Europa em cerca de dois anos.


Vale lembrar que o supercarro NIO EP9 bateu o recorde de volta mais rápida em Nürburgring e desbancou o Lamborghini Huracan Performante. Ele adota quatro motores elétrico que geram até 1.342 cv de potência.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.