A Pier, empresa de tecnologia que oferece seguros até então especializada em celulares, agora também oferece seguros para automóveis. A cobertura é mensal e sem carência. Ela protege contra roubos e furtos de carros de passeio e tem serviço de assistência 24 horas. As mensalidades custam entre R$ 27,13 e R$ 100,11.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Cofundador da Pier, Lucas Prado diz que “não é o que o brasileiro não gosta de pegar seguro, é que não tem produtos que o atendam no preço que ele queira pagar”. De acordo com ele, 70% da frota, hoje, no Brasil não têm seguro.
A interface que a empresa oferece para os seguros de carros é nos mesmos moldes da disponibilizada para smartphones. Ou seja, através do site ou do aplicativo, os clientes podem consultar os valores e contratar o serviço. Para isso, basta informar o modelo do carro, a placa, CEP e CPF. Posteriormente, há uma vistoria online, através de fotos.
“O seguro de celular tem uma penetração baixa hoje, no Brasil. É um mercado pequeno ainda. Para nós, o mercado de carro nos permite tocar mais gente nessa missão em que acreditamos que a Pier contribui, que é deixar o produto mais descomplicado”, diz Prado.
A cobertura é exclusiva para carros de passeio de até 50 mil reais e, para além disso, o automóvel deve ter até 15 anos de fabricação. Segundo a Pier, carros com valor em torno de 30 mil reais devem pagar seguro de cerca de 50 reais mensais.
O limite imposto ao valor do carro, segundo Lucas Prado, existe por dois principais motivos. Um deles é o foco em um público alvo, enquanto o outro se relaciona com a exposição ao risco.
“Nós escolhemos esse limite exatamente porque o foco do nosso produto, inicialmente, é tocar mais pessoas que não têm acesso a seguro. Quando fizemos o recorte de carros até 50 mil, estamos falando de mais ou menos 75% da frota”, relata Prado.
Personalização baseada em comportamento
“Acreditamos muito que o seguro deve sair de algo baseado em perfil e ir para algo muito mais baseado em comportamento”, diz Lucas Prado. Hoje, na compra do seguro já se encontram preços diferentes, baseando-se em no veículo e no condutor.
Após a contratação do seguro, o cliente pode ter variações do preço baseadas no “comportamento de direção e no valor do veículo”, relata Prado.
Novo seguro começa apenas em Belo Horizonte
O pedido de reembolso também é realizado pelo site ou aplicativo, caso aconteça um roubo ou furto. O cliente da Pier, se desejar, também pode cancelar o seguro, sem custos adicionais, após a primeira mensalidade.
O novo serviço da Pier, primeiramente, está disponível somente em Belo Horizonte. Porém, de acordo com Lucas Prado, os seguros digitais para carros devem chegar em São Paulo neste trimestre.
Smart Auto também oferece seguro digital
Lançado em parceria entre Generali e Vivo, o Smart Auto é outra opção de seguro digital para veículos. Mensal, o seguro oferecido olha para o comportamento do motorista a fim de disponibilizar descontos. Desta forma, dependendo do estilo de direção do cliente, é gerada uma pontuação, a qual é transformada em descontos.
O Smart Auto possui quatro pacotes diferentes de seguros: Standard, Standard Plus, Executive e Prime. Os motoristas podem fazer cotações e contratar os serviços no site, no aplicativo ou, por telefone, na central de vendas. Se o cliente desejar cancelar o seguro, a solicitação pode ser feita a qualquer momento, sem multa por fidelidade.
Youse tem seguro automotivo 100% online
A Youse, uma plataforma online da Caixa Seguradora, também oferece seguro automotivo com pagamento mensal. Porém, também existe a possiblidade de pagar um contrato de 12 meses à vista ou em quatro vezes. O seguro, 100% online, oferece assistência 24 horas e é montado pelo próprio cliente, que pode escolher as coberturas e as assistências desejadas.
Os preços, assim, variam dependendo das coberturas e assistências escolhidas. Desta forma, é possível, por exemplo, retirar serviços para chegar a um preço desejado. Os seguros saem a partir de 45 reais por mês. A cotação e a contratação do serviço podem ser feitas no site ou no aplicativo, no app também é possível acionar o seguro.