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Startup cria seguro de carro que pode custar cerca de 27 reais por mês
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Startup cria seguro de carro que pode custar cerca de 27 reais por mês

Mensal e sem carência, seguro digital da Pier cobre carros de até 50 mil reais e com até 15 anos de fabricação e pode custar a partir de R$ 27,13 por mês; Smart Auto e Youse também oferecem seguros online

Tomás Conte, special para o Estado

20 de abr, 2020 · 7 minutos de leitura.

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Crédito:Daniel Teixeira/Estadão
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A Pier, empresa de tecnologia que oferece seguros até então especializada em celulares, agora também oferece seguros para automóveis. A cobertura é mensal e sem carência. Ela protege contra roubos e furtos de carros de passeio e tem serviço de assistência 24 horas. As mensalidades custam entre R$ 27,13 e R$ 100,11.

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Cofundador da Pier, Lucas Prado diz que “não é o que o brasileiro não gosta de pegar seguro, é que não tem produtos que o atendam no preço que ele queira pagar”. De acordo com ele, 70% da frota, hoje, no Brasil não têm seguro.

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A interface que a empresa oferece para os seguros de carros é nos mesmos moldes da disponibilizada para smartphones. Ou seja, através do site ou do aplicativo, os clientes podem consultar os valores e contratar o serviço. Para isso, basta informar o modelo do carro, a placa, CEP e CPF. Posteriormente, há uma vistoria online, através de fotos.

“O seguro de celular tem uma penetração baixa hoje, no Brasil. É um mercado pequeno ainda. Para nós, o mercado de carro nos permite tocar mais gente nessa missão em que acreditamos que a Pier contribui, que é deixar o produto mais descomplicado”, diz Prado.

A cobertura é exclusiva para carros de passeio de até 50 mil reais e, para além disso, o automóvel deve ter até 15 anos de fabricação. Segundo a Pier, carros com valor em torno de 30 mil reais devem pagar seguro de cerca de 50 reais mensais.


O limite imposto ao valor do carro, segundo Lucas Prado, existe por dois principais motivos. Um deles é o foco em um público alvo, enquanto o outro se relaciona com a exposição ao risco.

“Nós escolhemos esse limite exatamente porque o foco do nosso produto, inicialmente, é tocar mais pessoas que não têm acesso a seguro. Quando fizemos o recorte de carros até 50 mil, estamos falando de mais ou menos 75% da frota”, relata Prado.

Personalização baseada em comportamento

“Acreditamos muito que o seguro deve sair de algo baseado em perfil e ir para algo muito mais baseado em comportamento”, diz Lucas Prado. Hoje, na compra do seguro já se encontram preços diferentes, baseando-se em no veículo e no condutor.


Após a contratação do seguro, o cliente pode ter variações do preço baseadas no “comportamento de direção e no valor do veículo”, relata Prado.

Novo seguro começa apenas em Belo Horizonte

O pedido de reembolso também é realizado pelo site ou aplicativo, caso aconteça um roubo ou furto. O cliente da Pier, se desejar, também pode cancelar o seguro, sem custos adicionais, após a primeira mensalidade.

O novo serviço da Pier, primeiramente, está disponível somente em Belo Horizonte. Porém, de acordo com Lucas Prado, os seguros digitais para carros devem chegar em São Paulo neste trimestre.


Smart Auto também oferece seguro digital

Lançado em parceria entre Generali e Vivo, o Smart Auto é outra opção de seguro digital para veículos. Mensal, o seguro oferecido olha para o comportamento do motorista a fim de disponibilizar descontos. Desta forma, dependendo do estilo de direção do cliente, é gerada uma pontuação, a qual é transformada em descontos.

O Smart Auto possui quatro pacotes diferentes de seguros: Standard, Standard Plus, Executive e Prime. Os motoristas podem fazer cotações e contratar os serviços no site, no aplicativo ou, por telefone, na central de vendas. Se o cliente desejar cancelar o seguro, a solicitação pode ser feita a qualquer momento, sem multa por fidelidade.

Youse tem seguro automotivo 100% online

A Youse, uma plataforma online da Caixa Seguradora, também oferece seguro automotivo com pagamento mensal. Porém, também existe a possiblidade de pagar um contrato de 12 meses à vista ou em quatro vezes. O seguro, 100% online, oferece assistência 24 horas e é montado pelo próprio cliente, que pode escolher as coberturas e as assistências desejadas.


Os preços, assim, variam dependendo das coberturas e assistências escolhidas. Desta forma, é possível, por exemplo, retirar serviços para chegar a um preço desejado. Os seguros saem a partir de 45 reais por mês. A cotação e a contratação do serviço podem ser feitas no site ou no aplicativo, no app também é possível acionar o seguro.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Guia de boas práticas para o uso do carro elétrico

Tire suas dúvidas para dirigir com tranquilidade e segurança

12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.