Após o apelo público do CEO da Ram, a Stellantis bateu o martelo e vai produzir uma picape média da marca. Um memorando assinado por Antonio Filosa, ex-presidente do conglomerado no Brasil e atualmente COO para as Américas, confirma três pontos principais. O primeiro é, claro, a produção de uma inédita caminhonete nos Estados Unidos.
O segundo é a recontratação de 1.500 funcionários e o retorno da produção em uma das fábricas nos EUA. De quebra, a empresa também confirmou uma nova geração para o Dodge Durango.
A informação, obtida pela publicação Crain’s Chicago Business, diz que os planos foram consumados após o encontro de John Elkann, presidente da Stellantis, com Donald Trump, recém-empossado. Como ventilado, a nova picape virá da planta de Belvidere, a 100 km de Chicago, no estado norte-americano do Illinois, fechada desde a interrupção de fabricação do Jeep Cherokee, no começo de 2023.
Stellantis e Dodge
Agora, a Stellantis dá continuidade ao plano de investir US$ 1,5 bilhão firmado junto ao United Auto Workers (UAW), sindicato americano que representa os trabalhadores naquele País. A UAW, no entanto, entrou com ações trabalhistas pelo atraso do aporte e também pela parada da unidade fabril. O montante também está programada para a atualização das fábricas de motores e transmissões.
Ainda não há informações concretas sobre a nova caminhonete, mas fontes apontam que o produto terá tecnologias e motorizações em diversas matrizes energéticas. Ou seja, podemos esperar algum tipo de eletrificação.
Shawn Fair, presidente da UAW, comemorou a decisão. “Esta vitória é uma prova do poder dos trabalhadores que se mantêm unidos e responsabilizam uma empresa multimilionária. Mostramos que faremos o que for necessário para proteger os bons empregos, que são a força vital de lugares como Belvidere e Detroit”, afirma em comunicado. A cidade no estado do Michigan vai receber a nova geração o Dodge Durango. Por outro lado, a Stellantis não confirmou quando isso irá acontecer. Nem quando a nova picape também aparecerá.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!