A Stellantis anuncia mais uma plataforma em seu portfólio. Trata-se da STLA Frame, uma das quatro plataformas globais BEV do grupo, mas que também aceita outros tipos de motorização, e fica voltada para picapes sobre chassis e SUVs grandes. Além disso, pode fornecer 800 km de autonomia para 100% elétricos, mas 1.100 km em modelos com extensor de autonomia.
A plataforma tem uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. Além disso, a STLA Frame suporta ainda a travessia de água até 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e casos de utilização diversificados. Além de servir a elétricos (BEV) e elétricos com extensor de bateria (REEV), a plataforma suporta também sistemas de combustão interna. Híbridos e de propulsão a hidrogênio no futuro também, por exemplo.
Plataforma Stellantis STLA Frame foca em modelos maiores
“Tal como o STLA Medium e o STLA Large, o STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e reboque da sua classe aos nossos clientes que precisam de pick-ups e SUVs confiáveis e potentes para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Além disso, o CEO pontua: “com a tecnologia EV completa e de gama alargada que chegará em breve, estamos trazendo soluções “sem compromisso” para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida no nosso próximo blitz de produtos na Jeep e na Ram.”
Assim, a estrutura do STLA é construída com aço avançado de alta resistência, proporcionando maior durabilidade e rigidez com menor peso. A seção central alargada aloja o conjunto da bateria, com calhas de estrutura reforçadas que protegem a bateria em caso de impacto lateral, por exemplo. Além disso, a plataforma permite carregamento rápido.
Nas configurações BEV, o carregamento rápido de 800 volts (corrente contínua) até 350 kW pode acrescentar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os REEV podem atingir até 80 km em 10 minutos com o carregamento rápido de 400 volts até 175 kW. Há também carregamento bidirecional, que permite direcionar a energia da bateria para outro EV ou demais pontos de energia, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!