Você está lendo...
Strada líder, HB20 dispara e Gol despenca em setembro; confira o ranking
Mercado

Strada líder, HB20 dispara e Gol despenca em setembro; confira o ranking

Vendas de carros novos recuam em setembro na comparação com agosto e ranking tem várias mudanças de posição; hatches tiram SUVs do "top 10"

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

04 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

HB20
Hyundai HB20 estará com desconto durante o mês de maio
Crédito:Hyundai/Divulgação

Perto de se aposentar no Brasil, o Volkswagen Gol foi destaque nas vendas nos últimos três meses. Mas o veterano, que sairá de linha em dezembro com a versão Last Edition, começa a perder o fôlego. É o que mostra o ranking de emplacamentos de setembro, divulgado nesta terça-feira (4) pela Fenabrave. E tem mais surpresas. O Hyundai HB20, por exemplo, acelerou na reta final do mês e superou o arquirrival Chevrolet Onix, que vem em recuperação.

Ranch automática ranking
Fiat/Divulgação

Mas antes de falar o ranking, vamos aos números de mercado. Depois do excelente resultado em agosto, melhor mês de 2022 até agora, setembro registrou queda. Ao todo, foram 180.424 automóveis e comerciais leves entregues no mês passado. Para comparação, agosto somou 194.249 veículos. Ou seja, queda de 7,1% nos emplacamentos de carros novos.

Publicidade


“A queda se deve, em parte, à diferença de dias úteis (foram 21 em setembro e 23 em agosto). Na média diária, por exemplo, o resultado do último mês superou o de agosto, com uma curva de crescimento constante”, aponta Andreta Jr., presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos. O executivo espera “encerrar o ano com número de emplacamentos próximo da estabilidade”, diz.

Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 26,8%. Na época, foram entregues 142.330 modelos 0-km. Além disso, de acordo com o balanço da Fenabrave, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior – o que confirma a retomada. Entretanto, no acumulado do ano os números ainda apontam uma queda de 5% – são 1.395.158 emplacamentos ante 1.469.816 veículos em 2021.



O ranking de setembro

Apesar de ter vendido 4.200 unidades a menos que em agosto, a Fiat Strada se mantém líder isolada de vendas neste ano. A picape compacta da marca italiana ocupa, assim, o primeiro lugar do ranking com 9.908 emplacamentos. O Hyundai HB20 também continua em destaque e aparece como vice-líder geral, com 8.836 vendas. Em agosto, por exemplo, que foi seu primeiro mês nas lojas após a reestilização, o hatch feito em Piracicaba (SP) ficou na terceira colocação.


Onix ranking setembro
Divulgação/Chevrolet

Em seguida, vem o Chevrolet Onix, que ainda enfrenta problemas com falta de chips. O hatch da GM subiu de posição em relação a agosto, quando foi o quarto no ranking. Dessa forma, Chevrolet Onix Plus (7.781) e Fiat Mobi (7.476) fecham o “top 5”. Tudo isso aconteceu graças à forte queda do VW Gol, que foi da segunda para a nona posição em um mês.

NA sequência, entre o 6º e o 10º lugares, estão Chevrolet Tracker (7.127 unidades), Fiat Argo (7.093), VW T-Cross (5.803), Volkswagen Gol (5.773) e Renault Kwid (5.719).


Confira o ranking dos mais vendidos de setembro:

1º) Fiat Strada – 9.908
2º) Hyundai HB20 – 8.836
3º) Chevrolet Onix – 8.078
4º) Chevrolet Onix Plus – 7.781
5º) Fiat Mobi – 7.476
6º) Chevrolet Tracker – 7.127
7º) Fiat Argo – 7.093
8º) Volkswagen T-Cross – 5.803
9º) Volkswagen Gol – 5.773
10º) Renault Kwid – 5.719
11º) Hyundai Creta – 5.586
12º) Jeep Compass – 5.047
13º) Volkswagen Saveiro – 4.608
14º) Volkswagen Voyage – 4.476
15º) Fiat Pulse – 4.398

Ranking Chevrolet Tracker
Chevrolet/Divulgação

Hatches tiram SUVs do “top 10”

Os SUVs já representam quase a metade das vendas de carros novos em 2022. Contudo, apenas Tracker e T-Cross aparecem entre os 10 primeiros colocados do ranking de setembro. Mas isso não significa que os utilitários perderam fôlego. Na verdade, a categoria registrou alta, com 61.915 emplacamentos em setembro ante 61.731 vendas em agosto.


Assim, a queda dos SUVs no ranking aponta uma resposta do consumidor brasileiro aos altos preços desses modelos. O Chevrolet Tracker, por exemplo, subiu quase R$ 40 mil em pouco mais de dois anos. Na época do lançamento, em 2020, o SUV da GM tinha preço inicial de R$ 82 mil. Hoje, conforme o site da marca, a tabela começa em R$ 118.490.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião