Vagner Aquino

01/10/2020 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 02/10/2020 | 14:36

Strada se torna líder de vendas no Brasil

Picape compacta desbanca Onix e ocupa topo do ranking no Brasil; foram 11.873 Strada emplacadas no mês de setembro

Fiat Strada é não só a picape, mas o modelo mais vendido do Brasil e já ultrapassou modelos consagrados como Gol e HB20 Crédito: Fiat/Divulgação

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A pandemia do novo coronavírus vem fazendo de 2020 um ano atípico em vários aspectos. Inclusive em termos de vendas de carros novos. Em julho, pela primeira vez um SUV havia ocupado o posto de veículo mais emplacado do País – tirando, inclusive, o mérito que Chevrolet Onix ostentava por cinco anos consecutivos. Agora, a preferência do brasileiro foi pela Fiat Strada. A picape reinou absoluta, com 11.873 emplacamentos em setembro, aponta a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do Brasil.

Outra boa notícia é a retomada das vendas. Desde março, quando a quarentena foi imposta no Brasil, os emplacamentos estavam em baixa. Em setembro, a situação se reverteu, registrando números semelhantes ao período pré-pandemia (quase 200 mil unidades). Ainda assim, no acumulado do ano, são 32,9% a menos que em igual período do ano passado. De janeiro a setembro foram 1.298.630 vendas. Em 2019, foram 1.934.890.


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Outros números

A lista da Fenabrave indica que houve, também, queda de 11% nas vendas de automóveis e comerciais leves em setembro quando comparado ao mesmo mês do ano passado – 198.792 contra 223.151, respectivamente. Já em relação ao mês anterior (agosto), o nono mês de 2020 teve 14,6% a mais de vendas. Agosto havia 173.531 registros.

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Em números gerais, no segundo lugar, o Onix vendeu 11.710 e, em terceiro, o Volkswagen Gol alcançou 9.134 emplacamentos. Respectivamente, quarto e quinto lugares ficaram com Hyundai HB20 (8.565) e Fiat Argo (7.985).

Market share

Com dobradinha no top five, a Fiat foi a marca líder de vendas em setembro, apontam os números da entidade. A fabricante emplacou 39.090 unidades. Em porcentagem, são 19,7% de participação do mercado. Na segunda e terceira posições estão Volkswagen (33.978 / 17%) e GM (31.780 / 16%).

Indiscutivelmente a pandemia causou redução salarial e perda de emprego para muitos brasileiros. Tais fatores fizeram com que muita gente optasse por vender o carro – soma-se aí, a falta de uso por conta do isolamento social – ou deixar de comprar/trocar. Por outro lado, outros preferiram investir no veículo novo, justamente, para fugir do transporte público.


Mas ao contrário do que se via até pouco tempo atrás, os modelos populares vêm caindo no ostracismo. O Renault Kwid, por exemplo, que chegou a ocupar o pódio dos modelos mais vendidos do Brasil, hoje, sequer encosta no top 10 – foi 16º. Quem está podendo investir em um carro é quem tem renda maior ou um carro de maior valor para dar na troca. É importante lembrar que o consumidor do carro de entrada depende mais do crédito, que está em falta, para a compra do veículo.

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Sucesso de público e crítica desde que chegou ao mercado, em julho, a Fiat Strada de nova geração superou os 6.000 emplacamentos no intervalo de dez dias. Em agosto, o número do mês já encostava nos 8.700 emplacamentos. Agora, o modelo (que ganhou a versão especial Opening Edition, a mais cara de sua história: R$ 92.290), se distanciou ainda mais de sua concorrente direta, a Volkswagen Saveiro.


Argentina

Enquanto a Strada surpreendeu por ser o veículo mais vendido do Brasil em setembro, na Argentina, a Toyota Hilux costuma liderar o ranking. Mas, neste mês, a grandalhona da marca japonesa perdeu o posto para o Cronos. Enquanto o sedã da Fiat abocanhou 2.356 unidades, a Hilux comercializou 1.966 unidades.

No total, o país vizinho teve 34.705 emplacamentos em setembro. O salto foi de 13.3% em relação a agosto. O montante é, porém, 3,9% menor que em setembro de 2019. No acumulado do ano a queda é de 34,4%.

Top 20 no Brasil

Abaixo, listamos os vinte veículos mais vendidos do Brasil no mês passado. Novamente, os SUVs aparecem em peso. Confira:


1º – Fiat Strada: 11.873
2º – Chevrolet Onix: 11.710
3º – Volkswagen Gol: 9.134
4º – Hyundai HB20: 8.565
5º – Fiat Argo: 7.985
6º – Chevrolet Onix Plus: 7.093
7º – Chevrolet Tracker: 6.403
8º – Jeep Compass: 6.042
9º – Ford Ka: 5.956
10º – Jeep Renegade: 5.748
11º – Fiat Toro: 5.580
12º – Fiat Mobi: 5.447
13º – Hyundai Creta: 5.402
14º – Volkswagen T-Cross: 4.729
15º – Nissan Kicks: 4.025
16º – Renault Kwid: 4.009
17º – Toyota Hilux: 3.578
18º – Volkswagen Polo: 3.360
19º – Toyota Corolla: 3.336
20º – Fiat Uno: 3.334

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