A Volkswagen Saveiro finalmente recebeu as mesmas mudanças visuais que foram aplicadas no Gol, carro do qual deriva, em julho de 2012. Atualizada e bastante enfeitada, a versão Cross 1.6, que tem preço sugerido de R$ 48.990, chama para uma típica luta na lama a veterana Fiat Strada Adventure, vendida por R$ 48.640. A desafiante, no entanto, não conseguiu levar a melhor diante da líder do segmento.
Apesar de a Saveiro ter melhor dirigibilidade, a Strada a supera em vários outros quesitos e, por isso, foi a vencedora deste comparativo.
Seu motor é 28 cv mais potente (veja mais ao lado) e ela traz capacidade de carga maior. É capaz de levar 830 litros, ou 685 quilos de carga útil, enquanto a Saveiro tem 734 litros ou 605 quilos, respectivamente. Números inferiores que mostram bem a vocação mais urbana da Volkswagen.
A capacidade off-road também é maior na Fiat mesmo sem o bloqueio do diferencial Locker (opcional de R$ 1.522). Como conta com suspensão traseira com eixo tipo “ômega” em união com um feixe de molas parabólicas, a Strada tem mais “gingado” e, justamente por isso, consegue ultrapassar obstáculos com mais facilidade. A altura em relação ao solo também é maior, de 20 centímetros, ante os 18,1 centímetros da Saveiro.
Não há os pneus mistos, disponíveis de série apenas na versão com cabine dupla da Strada, mas mesmo os convencionais 205/70 R15 se dão um pouco melhor no barro ou na terra que os 205/60 R15 do modelo da Volkswagen.
No quesito equipamentos, por serem as versões topos de linha das picapes, ambas se equivalem e são bem completas. Não têm itens mais tecnológicos como navegador GPS, mas quase tudo o que é importante está lá.
Alguém carrega peso nelas?
Para se avaliar um produto é preciso verificar toda sua capacidade e explorá-la ao máximo, ainda mais quando se trata de um comparativo. O repórter responsável por esta reportagem não se considera um típico consumidor de picapes, pois não carrega pesos em carros nem é adepto do off-road. Como costuma rodar mais nas cidades, considera a Saveiro um produto melhor. Sua direção e capacidade de fazer curvas agradam em cheio quem prefere uma condução mais esportiva. A Strada é mais molengona, rola muito em curvas e cai bem mesmo para quem a usa para trabalhar. Aí sim, não tem como comparar as duas, até pela capacidade de carga imensamente maior da Fiat. O visual da Saveiro também chama mais a minha atenção. É mais moderno por dentro e por fora e um pouco menos enfeita que o da Strada, que soa exagerado em alguns ângulos.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com.br/JornaldoCarro)