Você está lendo...
Sumida do mapa, Subaru surge com SUV elétrico Solterra STI no Japão
Notícias

Sumida do mapa, Subaru surge com SUV elétrico Solterra STI no Japão

Subaru apresentou o conceito Solterra STI no Salão de Tóquio; irmão gêmeo do Toyota bZ4X carrega visual esportivo, mas deve manter a mesma motorização elétrica de 215 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Subaru
Subaru Solterra STI tem adereços em tom vermelho cereja e rodas de 20" pintadas em preto
Crédito:Subaru/Divulgação

A Subaru está meio sumida desde o início da pandemia da Covid-19. A japonesa quase não lançou novos carros no período e tem aparecido mais como coadjuvante da Toyota no projeto dos veículos elétricos compartilhados pelas empresas. Entretanto, O Subaru Solterra apareceu no Salão de Tóquio (Japão), realizado em meados de janeiro, mostrando que marca ainda tem suas cartas na manga.

O nome do SUV vem das palavras latinas “Sol” e “Terra”, e a ligação com a Toyota está no seu DNA. Ele é consgruído sobre a a plataforma e-TNGA e, dessa forma, é um irmão gêmeo do Toyota bZ4X – primeiro carro 100% movido a baterias da Toyota. A estreia do Subaru Solterra, aconteceu no fim de 2021, nos Estados Unidos. Com 4,69 metros de comprimento por 1,65 m de altura, o modelo tem entre-eixos de 2,85 m e, assim, disputará vendas entre os SUVs elétricos de porte médio, como o Volkswagen ID.4.

Subaru
Subaru/Divulgação

Publicidade


O conceito apresentado durante o Salão de Tóquio traz a esportividade pedida pelos modelos STI. Visualmente, tem spoilers em tom vermelho cereja. A mesma cor aparece, também, em detalhes das rodas de 20″ do carro, predominantemente pintadas de preto, assim como alguns elementos da carroceria.

Sobre a tampa do porta-malas, em síntese, um aerofólio em cor preta carrega a inscrição STI nas laterais. Na outra extremidade da carroceria, dúvidas. Afinal, a Subaru não revelou detalhes técnicos sobre a novidade. O interior também não foi mostrado.

Subaru
Subaru/Divulgação

Versão original

Na versão encontrada nas lojas americanas, todavia, o Subaru Solterra tem bateria de íons de lítio que rendem 354 km de autonomia. Os dois motores elétricos geram 215 cv de potência, enquanto o torque máximo fica em 25,2 mkgf – força que é transmitida ao solo pelas quatro rodas.

O Solterra STI, cabe sailentar, trata-se de um carro-conceito. A princípio, a Subaru não levantou a possibilidade de uma versão de produção do modelo.

STI E-RA também foi destaque

Outra novidade da Subaru na mostra japonesa atende pelo nome de STI E-RA. Também elétrico, usa quatro motores, um em cada roda – a saber, são fornecidos pela Yamaha. Juntos eles são capazes de gerar mais de 1.070 cv. Com vetorização de torque, cada propulsor pode ter potência alternada instantaneamente.


Subaru/Divulgação

A ideia da marca japonesa consiste em montar um programa de desenvolvimento na pista com o modelo ao longo do ano. Na sequência, vai levá-lo à tradicional Nürburgring (Alemanha), onde tentará alcançar um tempo de volta menor que os 6min25s91 do recorde atual para carros elétricos. O mesmo Salão de Tóquio, por fim, foi palco ainda para os modelos BRZ, WRX e Levorg, também com uma mãozinha da STI.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.