A Subaru aproveitou o Salão de Detroit para mostrar uma nova versão do seu mítico WRX STI. O STI S209 é uma versão focada no uso em pista e também o mais potente já produzido pela Subaru.
Para chegar nesse carro, a divisão esportiva Subaru Tecnica International (STI) melhorou e reajustou vários componentes do WRX STI “normal”. Entre eles, é claro, motor e chassi. O quatro cilindros boxer de 2,5 litros turbo agora entrega 345 cv graças a novas (e maiores) turbina da HKS e compressor. O torque médio cresceu em 10% a 3.600 rpm, segundo a Subaru. A pressão utilizada também mudou, passou de 16,2 psi do WRX STI para 18 psi no S209.
Mudanças no Subaru S209
Outras mudanças no propulsor foram os pistões e bielas forjadas e mais leves. O sistema de admissão foi alterado para maior fluxo e o intercooler tem um spray d’água para reduzir a temperatura de funcionamento do motor.
Os injetores de combustíveis tem maior vazão e o módulo de controle do motor foi reprogramado. O toque final é o sistema de escapamento com silenciadores de alto desempenho e ponteiras de aço inoxidável polidas à mão.
A transmissão é manual de seis velocidades e tração, integral. O sistema funciona em conjunto com o controle eletrônico de diferencial e a vetorização de torque, que consegue mandar diferentes quantidades de torque para as rodas, quando necessário.
Os modos de condução também foram recalibrados: Intelligent, Sport e Sport Sharp. Segundo a STI, o modo Sport é recomendado para uso em pista e o Sport Sharp para provas de arrancadas.
Os pneus Dunlop SP Sport Maxx GT600A foram desenvolvidos exclusivamente para o S209. Para acomodar os novos pneus, de medida 265/35 R19 em rodas BBS, os arcos das rodas foram alargados em 0,6 mm na frente e 15 mm atrás. Os freios são da grife Brembo com pinças monobloco de seis pistões na frente e 2 atrás.
Para melhorar tudo isso, a suspensão tem amortecedores desenvolvidos especialmente pela Bilstein e molas integradas (coilover) mais firmes. Na traseira, uma barra estabilizadora de 20 mm e novas buchas nos links das suspensões. Essas alterações vieram do WRX STI criado pela marca para o desafio de recorde em Nurburgring.
Visual quase inalterado
Além dos arcos de rodas mais largos, o para-choque dianteiro tem um spoiler mais pronunciado e um novo aerofólio de fibra de carbono na traseira. O painel também traz o mesmo material da asa na sua fabricação. Por dentro, o logo da STI surge por vários lugares, como o painel, volante e bancos, que são esportivos da Recaro. Há costura de cor prata nos assentos e painel.
Destinado apenas aos Estados Unidos, o Subaru STI S209 terá apenas 200 unidades produzidas, disponíveis nas cores azul com rodas cinzas ou branco com rodas douradas.