Redação

15/01/2019 - 5 minutos de leitura.

STI S209 é o Subaru mais potente já produzido

Subaru STI S209 é o modelo esportivo mais potente já produzido pela marca japonesa com 345 cv e estará disponível apenas para os Estados Unidos

SUBARU STI S209 SERÁ EXCLUSIVO DOS EUA. CRÉDITO: SUBARU/DIVULGAÇÃO Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Subaru aproveitou o Salão de Detroit para mostrar uma nova versão do seu mítico WRX STI. O STI S209 é uma versão focada no uso em pista e também o mais potente já produzido pela Subaru.

Para chegar nesse carro, a divisão esportiva Subaru Tecnica International (STI) melhorou e reajustou vários componentes do WRX STI “normal”. Entre eles, é claro, motor e chassi. O quatro cilindros boxer de 2,5 litros turbo agora entrega 345 cv graças a novas (e maiores) turbina da HKS e compressor. O torque médio cresceu em 10% a 3.600 rpm, segundo a Subaru. A pressão utilizada também mudou, passou de 16,2 psi do WRX STI para 18 psi no S209.

Continua depois do anúncio

Mudanças no Subaru S209

Outras mudanças no propulsor foram os pistões e bielas forjadas e mais leves. O sistema de admissão foi alterado para maior fluxo e o intercooler tem um spray d’água para reduzir a temperatura de funcionamento do motor.

Os injetores de combustíveis tem maior vazão e o módulo de controle do motor foi reprogramado. O toque final é o sistema de escapamento com silenciadores de alto desempenho e ponteiras de aço inoxidável polidas à mão.

A transmissão é manual de seis velocidades e tração, integral. O sistema funciona em conjunto com o controle eletrônico de diferencial e a vetorização de torque, que consegue mandar diferentes quantidades de torque para as rodas, quando necessário.


Os modos de condução também foram recalibrados: Intelligent, Sport e Sport Sharp. Segundo a STI, o modo Sport é recomendado para uso em pista e o Sport Sharp para provas de arrancadas.

Os pneus Dunlop SP Sport Maxx GT600A foram desenvolvidos exclusivamente para o S209. Para acomodar os novos pneus, de medida 265/35 R19 em rodas BBS, os arcos das rodas foram alargados em 0,6 mm na frente e 15 mm atrás. Os freios são da grife Brembo com pinças monobloco de seis pistões na frente e 2 atrás.


Para melhorar tudo isso, a suspensão tem amortecedores desenvolvidos especialmente pela Bilstein e molas integradas (coilover) mais firmes. Na traseira, uma barra estabilizadora de 20 mm e novas buchas nos links das suspensões. Essas alterações vieram do WRX STI criado pela marca para o desafio de recorde em Nurburgring.

Visual quase inalterado

Além dos arcos de rodas mais largos, o para-choque dianteiro tem um spoiler mais pronunciado e um novo aerofólio de fibra de carbono na traseira. O painel também traz o mesmo material da asa na sua fabricação. Por dentro, o logo da STI surge por vários lugares, como o painel, volante e bancos, que são esportivos da Recaro. Há costura de cor prata nos assentos e painel.


Destinado apenas aos Estados Unidos, o Subaru STI S209 terá apenas 200 unidades produzidas, disponíveis nas cores azul com rodas cinzas ou branco com rodas douradas.

Notícias relacionadas

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

Notícias

Hyundai lança linha 2025 para HB20 e Creta: preços e o que muda

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS