Os fãs do mítico Subaru WRX STI tem novos motivos para comemorar, pois o sedã esportivo está de volta, na versão S2010. Ainda na fase de protótipo, o modelo foi apresentado no Salão de Tóquio, sendo baseado na versão WRX S4 ‘STI Sport R EX’, exclusiva do mercado doméstico japonês. A versão será limitada a apenas 500 unidades, entretanto.
A roupagem mais agressiva tem inspiração no bólido N24 da Subaru, incluindo a asa traseira em fibra de carbono, kit aerodinâmico e arcos de roda mais robustos, por exemplo. Entretanto, debaixo do visual esportivo, está um conjunto mecânico condizente com a proposta. O motor 2.4 Boxer quatro cilindros, que retrabalhado e turbinado, consegue entregar 304 cv. Dentre as melhorias que resultaram em aumento de potência estão o escapamento revisado e suprimento de ar otimizado, por exemplo.
Subaru WRX STI S210 é versão carregada de esportividade, mas sem câmbio manual
Entretanto, para quem esperava uma transmissão manual, quem comanda o conjunto é uma caixa automática CVT. Ela divide a força entre a já conhecida tração integral. O S210 também recebe suspensão retrabalhada com novos amortecedores, molas helicoidais e buchas estabilizadoras, enquanto discos e pinças Brembo ficam encarregadas de parar o sedã esportivo, que pesa 1,6 toneladas.
Além disso, há também bons pneus: Michelin Pilot Sport 4S, que vão calçados nas rodas forjadas BBS de 19 polegadas. O chassi também acabou reforçado, pensando em maior rigidez torcional, e a aerodinâmica passou por retrabalho. Por dentro, bancos tipo-concha da Recaro, com ajustes elétricos em oito posições, também completam a versão.
Por fim, s Subaru planeja ampliar sua linha de modelos de alto desempenho, incluindo o WRX S210, que a princípio, está destinado apenas ao mercado doméstico japonês. Um exemplo é o crossover elétrico Solterra, que deve receber uma versão mais potente em 2025, alinhada à reestilização do modelo.
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