
O substituto do Fiat Idea na Europa, que teria o nome de Ellezero, vai se chamar 500L. A apresentação oficial do modelo deverá ocorrer em março, durante o Salão de Genebra, na Suíça. A chegada ao mercado europeu será no fim deste ano. Seus principais alvos serão o Opel Meriva e o Ford B-Max.
Ainda não há informações sobre a eventual venda do 500L no mercado nacional, em substituição ao Idea produzido em Betim (MG). Na Europa, além desse monovolume, ele sucederá também o Musa, da Lancia, uma das marcas do Grupo Fiat.
Inicialmente, a produção será na fábrica da Fiat em Kragujevac, na Sérvia. Essa planta está sendo reformada para produzir modelos para países emergentes. A estimativa é que lá sejam feitos 200 mil veículos anuais até 2015.
O 500L será compacto, com cerca de 4 metros de comprimento. Sua plataforma, segundo fontes, é a CUSW, exclusiva para modelos pequenos. Quanto ao motor, o 1.4 Multiair, que equipa modelos como o 500 e tem 100 cv, estará em uma de suas versões. Outra possibilidade é que ele tenha configurações para cinco e sete ocupantes.