Você está lendo...
Sucesso na Alemanha, salsicha feita pela Volkswagen chega ao fim
Notícias

Sucesso na Alemanha, salsicha feita pela Volkswagen chega ao fim

Fabricada desde 1973 pela Volkswagen, a salsicha currywrust fez grande sucesso e era o produto de maior volume da fábrica que produz o Golf

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

19 de ago, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

salsicha
Currywurst, salsicha feita pela Volkswagen, deixará de ser produzida na Alemanha.
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Nesta sexta-feira, 20 de agosto, a Volkswagen começa a reduzir o ritmo de produção de um de seus maiores sucessos na Alemanha: a currywurst. Feita desde 1973 na fábrica-sede da montadora, em Wolfsburg, a famosa salsicha feita de porco e ketchup de curry é simplesmente um sucesso, e é servida diariamente aos cerca de 60 mil funcionários da unidade onde vários carros da marca também são produzidos, dentre eles, o Golf.

A iguaria é o produto de maior volume feito em Wolfsburg, com 7 milhões de unidades anuais. Deste total, 40% da produção vai para os refeitórios da fábrica, enquanto 60% é vendida em lojas nos arredores da cidade. Entretanto, a salsicha de curry, em tradução livre, não tem nenhuma relação com a indústria de veículos.

Sua produção, inclusive, é feita em área exclusiva de açougue, que opera com apenas 30 funcionários. Tal como os veículos, cada salsicha tem um código de identificação próprio.

Publicidade


Produção Salsicha Currywrust
Divulgação/Volkswagen

Fim da produção

A despeito do sucesso e da tradição, a Volkswagen vai encerrar a produção da currywurst. E, assim, deixará de oferecer a salsicha no cardápio do principal refeitório da empresa em Wolfsburg. A mudança atende um pedido dos próprios funcionários, que vinham solicitando opções vegetarianas e até veganas. Por isso, a cantina passará a ter pratos desse tipo já a partir deste mês de agosto.  

Outro fator determinante para a decisão, segundo a Volkswagen, é a preocupação com os impactos ambientais causados pela produção de carne. No entanto, o produto continuará à venda por algum tempo. Assim, as cantinas menores ainda vão oferecer a salsicha. Seja como for, o fim definitivo da produção já tem data marcada. A meta é deixar de processar carne de forma industrial em 2025.




O embutido da Volkswagem

Tal como o nome indica, a currywurst é feita com carne de porco e curry. Por tradição, serve-se a salsicha com batatas fritas e um ketchup picante. Segundo a Volkswagen, o produto é mais saudável que os concorrentes. E tem 20% de gordura, enquanto as rivais têm cerca de 35%, em média. Além disso, a empresa também produz ketchup. São aproximadamente 600 toneladas do produto por ano.

Não por acaso, a salsicha da marca de veículos já ganhou diversos prêmios. Muitos deles na feira “Sociedade Alemã de Agricultura” (DLG na sigla em alemão). Por causa disso, há muita gente na Alemanha preocupada com o encerramento da produção.

Salsicha Currywrust Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

Dentre os que são contra a decisão está o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder. Ele está engajado na campanha iniciada no Twitter com a hashtag #rettetdieCurrywrust. Ou seja, “salve a currywurst”, em tradução livre. Embora divida opiniões, a decisão não foi tomada por acaso. E faz parte de uma campanha feita por funcionários e sindicatos.

História

Por causa da localização remota da fábrica, e também para agradar seus funcionários, a Volkswagen começou a produzir alimentos em 1938, mesmo ano de inauguração da planta de Wolfsburg. Mas as salsichas só entraram no cardápio em 1973.

Volkswagen - Salsicha
Divulgação/Volkswagen

Assim, devido ao grande sucesso, o embutido avançou para fora da fábrica. E chegou aos mercados locais, bem como lojas, bares e outros pontos de comércio. Além disso, parte era usada em ações com parceiros e clientes. E a produção diária chegou a ser de, em média, 18 mil unidades. Dessa forma, a famosa currywurst se transformou no item com o maior volume de produção na principal fábrica da Volkswagen em sua terra natal.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião