A Chevrolet começa a divulgar seus planos de novos carros, que serão finalizados em 2019. Uma das novidades é que sua nova família de veículos compactos, sucessores de Onix e Prisma, terá plataforma feira em parceria com a chinesa SAIC. Um novo SUV, vindo do conceito FNR-X, também será lançado.
A intenção da Chevrolet e ter um volume conjunto entre China e Brasil de dois milhões de unidades produzidas desta nova família já em 2021. Um volume sem precedentes, segundo a marca.
Para ajudar nestes planos, o novo SUV compacto está sendo formulado na mesma base. Será dele a missão de gerar lucratividade. As marcas conseguem vender os utilitários, mesmo em bases mais baratas, por preços mais elevados.
Novo SUV poderá ser derivado do conceito FNR-X
Chamado de GEM, o projeto dos novos carros chega primeiro na China, ainda este ano. Ele contempla um hatch e um sedã exclusivos para lá. Aqui, terá seu ponto forte em 2019 com o novo SUV, derivado do conceito FNR-X, e que vai substituir o Tracker, que nunca empolgou.
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PARA COMPRAR: CÂMBIO AUTOMÁTICO
O câmbio automático de seis marchas do Onix é um dos melhores do segmento e está presente no compacto desde o início do produto. Além de permitir trocas manuais casou bem com o motor 1.4
PARA COMPRAR: CENTRAL MULTIMÍDIA
A central multimídia do Onix sempre foi intuitiva e rápida. Após a reestilização ela ficou ainda mais fácil de mexer. O sistema MyLink ganhou reforço do concierge OnStar que permite sanar dúvidas de navegação, locais e outros serviços
PARA COMPRAR: ESPAÇO INTERNO
Entre os compactos, o Onix se sai muito bem também no espaço interno e consegue levar com conforto quatro adultos, enquanto outros modelos sofrem para atender essa mesma demanda. Como em todos os modelos, um quinto ocupante fica aperto pelo túnel central alto
PARA COMPRAR: REDE AUTORIZADA
A Chevrolet tem uma das maiores redes de concessionárias espalhadas pelo País, o que faz mais fácil encontrar peças e serviços, principalmente nos primeiros anos do carro, quando ele está na garantia e normalmente as pessoas mantém os serviços na revenda para não perdê-la.
PARA COMPRAR: CONJUNTO
Se ele não é o melhor em todos os quesitos, o Onix oferece um conjunto equilibrado. O modelo tem um acerto de suspensão nem tão duro, mas longe de ser mole e incomodar nas curvas, a direção tem o peso ideal e se o acabamento não agrada, ao menos o espaço interno é bom, então o carro é uma série de compensações para atender o cliente com um conjunto mediano, mas que atende com qualidade em vários quesitos
NÃO COMPRAR: TESTE DO LATINNCAP
Testado novamente pelo LatinNCAP recentemente com a nova exigência de colisão lateral, o carro não passou na avaliação e foi reprovado com nenhuma estrela, tendo sua nota rebaixada em relação ao teste anterior, pois ele não traz as barras de proteção lateral - o que reduz a segurança dos ocupantes em caso de colisão de um carro ou objeto contundente com a área das portas
NÃO COMPRAR: MOTORES DEFASADOS
Apesar de ter feito uma série de mudanças aos motores 1.0 e 1.4 para deixá-los mais eficientes e econômicos, a Chevrolet precisa adotar novos propulsores para o Onix, buscando melhorar a competitividade do modelo frente aos rivais, a maioria com motores três cilindros na versão 1.0 e com propulsores maiores (1.4, 1.5 ou 1.6) mais eficientes em termos de economia e potência que do Onix
NÃO COMPRAR: ACABAMENTO
Um dos motivos para não comprar o Onix é a qualidade do acabamento. Se não há rebarbas ou peças soltas, mesmo na versão de topo LTZ, há muito plástico duro o que incomoda quem se dispõe cerca de R$ 60 mil na versão mais completa
NÃO COMPRAR: PAINEL DE INSTRUMENTOS
Uma reclamação dos consumidores é sobre o painel, e uma certa confusão para entender os dados digitais pequenos que surgem à direita do painel e principalmente sobre a falta do marcador de temperatura, seja analógico ou digital, havendo apenas o aviso de temperatura, de quando já há algo de errado com a temperatura do motor.
NÃO COMPRAR: TANQUINHO DE PARTIDA A FRIO
Entre as mudanças que a Chevrolet precisa realizar no Onix está a aposentadoria do tanquinho de partida a frio para quando o carro está abastecido com etanol e precisa pegar no frio ou pela manhã. A tecnologia mais eficiente já está disponível há tempos e a maioria dos concorrentes aposentou o reservatório de gasolina sob o capô junto com os motores antigos e ineficientes