Não há uma bola de cristal que garanta o sucesso de um carro nas lojas. Todas as montadoras buscam criar o “novo Fusca” – a própria Volkswagen, aliás. Mas, embora não exista uma fórmula, a leitura do mercado é elementar. E, nesse ponto, a marca alemã parece sintonizada com o Brasil. Nesta quinta-feira (13), a VW apresenta aos funcionários e autoridades o Tera, novo SUV pequeno que está prestes a ganhar produção na fábrica de Taubaté (SP).
Com lançamento previsto para abril e vendas até junho nas concessionárias pelo País, o Tera surge como um “sucessor do Gol“. Afinal, o Polo é um projeto europeu. O mini SUV vai estrear mais de dois anos depois da aposentadoria do hatch que foi líder de mercado por 27 anos consecutivos. O Gol sustentou uma liderança entre automóveis que a VW retomou em 2023 com o Polo Track, que, afinal, é o substituto do Gol (na tabela de preços).
Mas o Tera é uma criação local, e a Volkswagen do Brasil tem ambições grandes com ele.
VW será capaz de alcançar a Fiat?
Volkswagen e Fiat historicamente duelam para ver quem tem o carro mais vendido do País. Nos últimos dois anos, a VW voltou a se destacar com a linha Polo, que assumiu a dianteira entre os automóveis. Porém, a italiana mantém uma hegemonia no ranking geral, e lidera com folga os emplacamentos sobretudo com o sucesso da picapinha Strada.
A VW, aliás, deixou a rival “deitar e rolar” no mercado de picapes. E a Fiat está muito à frente, enquanto a alemã ainda desenvolve a rival da Toro. Mas a Volks não largou a mão da linha de SUVs. Tem o campeão de vendas T-Cross e faz ótimos números com o Nivus. Pois o Tera tem potencial bem maior, uma vez que promete preço competitivo. Por exemplo, espera-se uma versão básica com motor 1.0 flex e câmbio manual abaixo de R$ 100 mil.

Isso, somente, não vai garantir uma liderança de mercado para a Volkswagen. Até porque a Fiat tem ampla margem sobre a rival alemã. Em 2024, a diferença entre as duas marcas foi de 120.868 carros. O Tera não vai fazer isso sozinho. Mas é um movimento. Primeiro vem o mini SUV, depois a picape Udara, os híbridos flex. É uma VW que definitivamente vai para cima da Fiat. Mas que ainda está distante da italiana e bem longe da Stellantis, que, na soma de todas as marcas, tem 30% do mercado nacional.
VW Tera será SUV de entrada com recursos avançados
Com tamanho próximo ao do Polo, porém mais alto e com desenho bem vertical, o VW Tera será o SUV de entrada da marca alemã, abaixo, portanto, do Nivus e do T-Cross. Por isso, promete ser também o mais acessível, embora a Volkswagen tenha mostrado o carro em sua versão mais completa, que incluí até assistentes semiautônomos do pacote ADAS.

Na versão de topo de linha com o pacote Outfit, o conteúdo é vasto e incluí, por exemplo, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, faróis e lanternas com iluminação de LEDs e bancos forrados com couro. A lista também traz o grande destaque da cabine, o multimídia VW Play com tela central de 10 polegadas em formato de tablet. O novo SUV vai contar com chip de internet de fábrica e permitirá baixar aplicativos e atualizações.
O desenho é um dos pontos altos do SUV e promete chamar a atenção. O projeto tem assinatura do chefe de design da Volkswagen do Brasil, JC Pavone. É uma criação brasileira que será exportada para pelo menos 25 países no exterior. Por dentro, um painel totalmente próprio, sem herança das linhas Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Para fechar, o VW Tera mostrou refinamentos. Além do motor 170 TSI 1.0 turboflex, de três cilindros e capaz de gerar 116 cv e 16,8 mkgf de torque máximo, o mini SUV terá opções de câmbios manual (5 marchas) e automático (6 velocidades), freios a discos nas quatros rodas e seis airbags, além do pacote ADAS. Assim, promete nota alta nos testes de colisão do Latin NCAP.

Quanto deve custar o VW Tera?
Por enquanto, não há preço oficial. Mas a VW vai posicionar o Tera acima do Polo e abaixo do Nivus. Ou seja, esperamos preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Isso porque, além das versões turbo, o novo SUV deverá ter uma configuração de entrada com motor 1.0 MPI de até 84 cv (com etanol) e câmbio manual. Com este conjunto, poderá surpreender e chegar como um dos SUVs mais baratos do País. A conferir.