Super Snake, o Shelby de 750 cv

Série especial do GT500 é a mais envenenada de todos o Shelby, a lendária versão preparada do Ford Mustang. Modelo tem motor V8 Supercharged de 5,4 litros, detalhes visuais exclusivos e pode ser encomendado no Brasil por R$ 505 mil

Por 14 de ago, 2010 · 4m de leitura.
(Fotos: Sérgio Castro/AE)

(Fotos: Sérgio Castro/AE)

Leandro Alvares

Criadora das versões “envenenadas” do Ford Mustang, a Shelby abusou na dose de força ao criar o GT500 Super Snake. A série especial, parte da linha 2010 do carro, usa o adjetivo Super por causa do motor V8 Supercharged 5.4, que entrega 750 cv – 50 cv a menos que os da Fórmula 1, por exemplo.


Todo esse exagero de potência já está disponível no Brasil. O Super Snake pode ser encomendado na Forest Trade, representante da Shelby no País. O preço? R$ 505 mil.

O propulsor não é o único item que diferencia o Super Snake do GT500 convencional, que produz 540 cv. O visual traz alterações como a cobertura do motor, com novas entradas de ar e um vinco proeminente para melhorar a refrigeração. Há ainda dois grampos decorativos, alusivos às versões antigas do Shelby. As luzes do pisca estão na parte interna do farol.

SHELBY_2


Para acentuar a vocação nervosa, o SS trocou o branco pelo preto na cor das faixas que envolvem a parte central da carroceria. Já o vidro lateral traseiro deu espaço a dois enfeites, que imitam dutos de ar.

Por dentro, o destaque fica por conta dos mostradores do nível de pressão de combustível, óleo e compressor, instalados na coluna A, item que não vem no GT500 “simples”.

O que mais impressiona neste Shelby, porém, é sentir e ouvir o motor em ação. O ronco do V8 assemelha-se a uma turbina de avião, graças ao compressor. Ao pisar fundo no acelerador é preciso cautela, por causa do torque excessivo e da tração traseira. Parar o modelo, por sua vez, é bem simples, graças aos discos de freio com pinças de seis pistões.


Apesar dos amortecedores ajustáveis, o carro sofre com as irregularidades das ruas, já que as rodas são de 20”. Detalhe já esperado, afinal, esse Cobra merece ser domado é nas pistas.

SHELBY_3

Agradecimento: Forest Trade (3882-8000)