A Porsche não vai ficar de fora da onda dos utilitários-esportivos cupês. O SUV Cayenne vai ganhar uma versão desse tipo.
Foi o que disse o chefão da Porsche, Oliver Blume, à revista inglesa Autocar. Segundo Blume, o SUV Cayenne cupê já está em desenvolvimento.
O lançamento da nova versão está previsto para 2019, também conforme o executivo.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM MAIO
15º Volvo XC90
74 unidades vendidas
14º Audi Q5
90 unidades vendidas
13º Mercedes-Benz GLC
94 unidades vendidas
12º Volvo XC40
121 unidades vendidas
11º Audi A3
123 unidades vendidas
10º Ford Mustang
148 unidades vendidas
9º Land Rover Range Rover Evoque
169 unidades vendidas
8º Mercedes-Benz CLA
210 unidades vendidas
7º Mercedes-Benz GLA
241 unidades vendidas
6º Volvo XC60
249 unidades vendidas
5º Audi Q3
305 unidades vendidas
4º BMW X1
349 unidades vendidas
3º BMW Série 3
382 unidades vendidas
2º Land Rover Discovery/Discovery Sport
407 unidades vendidas
1º Mercedes-Benz Classe C
430 unidades vendidas
Rivais do SUV Cayenne cupê
Com o lançamento da nova versão, a Porsche entrará em um segmento que foi inaugurado pela BMW, com o X6. Esses SUVs têm coluna “C” inclinada, característica que garante a eles um aspecto de cupê.
Além do X6, o SUV Cayenne cupê vai concorrer também com o GLE Coupé. Outra novidade no segmento é o Q8 (veja aqui), que a Audi acaba de apresentar. O modelo deve ser lançado até o fim do ano.
Há também os SUVs cupês de menor porte. Os exemplos são o Land Rover Range Rover Velar, o BMW X4 e o Mercedes-Benz GLC Coupé. Para eles, um possível rival seria o Macan cupê. Porém, ao menos por ora não há notícias sobre o desenvolvimento de uma versão desse tipo para o utilitário menor da Audi.
Os SUVs cupês têm um apelo bastante visual e emocional. Isso porque a coluna “C” inclinada compromete algumas funcionalidades típicas do segmento de utilitários-esportivos.
Eles têm porta-malas e espaço para cabeça inferiores aos das versões convencionais. Além disso, costumam ser mais caros.
Detalhes sobre o SUV Cayenne cupê
Ainda de acordo com a Autocar, o modelo não terá versão de motor a diesel. Ele deverá promover a estreia da nova geração de motores V6 e V8 da Porsche.
O SUV cupê será baseado na nova geração do Cayenne. Ela foi mostrada no ano passado, no Salão de Frankfurt (Alemanha), e ainda não chegou ao Brasil.