A BYD já trabalha para ampliar a sua linha de veículos no Brasil em 2025. Com amplo domínio nas vendas de carros eletrificados, a marca tem o elétrico mais vendido de 2024 (Dolphin Mini) e acaba de se lançar a Shark, primeira picape média híbrida plug-in no País. Pois, para o início do ano que vem, a marca já tem algumas cartas na manga para continuar sua ofensiva. E o modelo que parece mais próximo de chegar é o SUV cupê elétrico Sealion 7.
Revelado na China há um ano, o novo modelo é a “versão SUV” do Seal, sedã elétrico esportivo lançado este ano no Brasil. Com 3.105 emplacamentos em 2024, o BYD Seal pode ser considerado um sucesso, afinal, está disponível em versão única com dois motores, 531 cv de potência e preço de R$ 299.800. Pois o Sealion 7 (“Leão Marinho” em inglês) deve seguir a trilha do sedã, chegando no primeiro trimestre em sua versão mais poderosa.
BYD Sealion 7 já roda com menos camuflagem
Em um flagra recente, publicado pelo site Autos Segredos (veja aqui), o SUV cupê elétrico ainda aparece coberto com camuflagem, mas apenas na frente e atrás. Ou seja, já circula com as laterais “despidas” e com mais detalhes à mostra. Mesmo com o disfarce, é possível ver o desenho dos faróis que repete as formas do conjunto óptico do sedã Seal. As lanternas também são muito parecidas, com uma única peça iluminada com LEDs.
Na China, a BYD Sealion 7 é uma espécie de concorrente do Tesla Model Y, porém bem mais acessível que o SUV elétrico da marca de carros de Elon Musk. E a marca chinesa investiu pesado. O modelo é um dos primeiros a usar a nova base e-Platform 3.0 EVO, que tem arquitetura elétrica mais poderosa. A recarga do SUV cupê, por exemplo, é mais rápida e permite recuperar entre 10% e 80% da carga em cerca de 25 minutos.
Com 4,83 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,62 m de altura e longos 2,93 m de entre-eixos, o Sealion 7 é um tanto maior que o Song Plus. Aliás, o modelo fica exatamente entre o SUV médio e o grande BYD Tan, modelo mais caro da marca chinesa. Por isso, é certo que o SUV cupê virá disputar a faixa acima dos R$ 300 mil – portanto, acima do Seal.
Cabine e motores do BYD Sealion 7
O SUV cupê está disponível na China em quatro configurações. A versão de entrada tem um motor elétrico dianteiro capaz de gerar 231 cv de potência e 38,7 mkgf de torque máximo. O conjunto traz uma bateria com capacidade de 71,8 kWh que rende alcance de até 550 km no ciclo chinês CLTC. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 7,3 segundos e a velocidade máxima chega a 210 km/h.
Já as versões intermediárias utilizam o mesmo motor elétrico, mas com 312 cv de potência e uma bateria maior, de 80,64 kWh. Assim, o SUV cupê roda até 610 km no ciclo chinês e faz 0-100 km/h em 6,7 segundos. Por fim, a versão de topo de linha traz dois motores elétricos, com tração integral. Neste caso, são 530 cv e um torque máximo de 70,3 mkgf. Além disso, o 0-100 km/h cai para 4,2 segundos, e a bateria de 80,64 kWh alcança 550 km.
Por dentro, quem já entrou em um carro da BYD vai sentir diferença, afinal, a nova plataforma ficou responsável pela evolução do modelo. Tem tela central giratória de 15,6″, seletor de marchas de cristal, volante com quatro raios e Head-Up display. A lista conta com sistema ADAS e reúne itens como controle de velocidade adaptativo, frenagem automática, troca de faixa autônoma, alerta de mudança de faixa com correção do volante, entre outros.
Será que o BYD Sealion 7 vai fazer sucesso no Brasil? Por aqui, deverá ser rival de modelos como BMW iX2, Chevrolet Blazer EV e Ford Mustang Mach-e.
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