O ano de 2023 foi marcado por diversos lançamentos importantes no mercado brasileiro. E a chegada de marcas chinesas como a BYD, por exemplo, tem mudado o cenário dos carros eletrificados no País. Embora ainda representem uma parcela inferior nas vendas, a categoria de elétricos está cada vez mais competitiva. Afinal, atualmente, o mercado conta com modelos 100% elétricos com preços próximos aos de veículos a combustão. E esse “fenômeno” atinge até mesmo a categoria de SUVs.
Exemplo disso é o Volvo EX30. O modelo entrou em pré-venda em setembro por R$ 219.990 na versão de entrada Core Single Engine. Ou seja, preço de versões flex de SUVs médios como Jeep Compass e Volkswagen Taos, por exemplo. Com uma proposta de preço mais acessível, o inédito modelo é o menor SUV da marca sueca. Em termos de desempenho, entrega 276 cv de potência e 35 mkgf de torque.
Seja como for, o reposicionamento de alguns modelos é um efeito cadeia. Tanto que a chegada do SUV da Volvo fez com que a BYD baixasse os preços do Yuan Plus, atualmente o SUV elétrico mais vendido do mercado brasileiro. O modelo, equipado com um conjunto elétrico de 204 cv, teve uma redução de R$ 40 mil na tabela. Assim, passou de R$ 269.990 para R$ 229.800.
Peugeot e-2008 é o mais barato
Entretanto, o posto de SUV elétrico mais barato do Brasil fica para o Peugeot e-2008. Pelo menos por enquanto. Afinal, a marca decidiu baixar o preço do modelo em até R$ 50 mil em julho deste ano. Assim, o SUV passou a custar R$ 209.990. Seja como for, mesmo que a redução seja momentânea, foi uma estratégia para reposicionar o elétrico no mercado e o tornar mais atrativo. Importado da Europa, o SUV tem motor elétrico com potência equivalente a 136 cv e torque de 26,5 mkgf.
Ainda na lista de SUVs elétricos mais baratos, há o Hyundai Kona. O crossover estreou no início deste ano com tabela de R$ 289.990. No entanto, a Caoa baixou o preço para R$ 219.990. Na época, ele se tornou o EV mais barato do País, mas perdeu o posto no último trimestre do ano. Cabe lembrar que o Kona EV é equipado com um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e 40,3 mkgf de torque máximo.
Por fim, vem o JAC E-JS4 com tabela de R$ 229.900. O SUV foi lançado no Brasil em 2021 e desde então figura na lista dos SUVs elétricos mais baratos. Equipado com um motor elétrico dianteiro, ele entrega 150 cv de potência e 34,7 mkgf de torque.
Os SUVs elétricos mais baratos do Brasil
- Peugeot e-2008 – R$ 209.990
- Volvo EX30 – a partir de R$ 219.950
- Hyundai Kona – R$ 219.990
- BYD Yuan Plus – R$ 229.800
- JAC E-JS4 – R$ 229.900
Siga o Jornal do Carro no Instagram!