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SUVs elétricos: veja os cinco modelos mais acessíveis no Brasil
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SUVs elétricos: veja os cinco modelos mais acessíveis no Brasil

Lista dos SUVs elétricos mais baratos traz modelos como o Volvo EX30, que chegou com preço de modelos flex no Brasil; veja o ranking

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Peugeot e-2008 teve redução no preço pela segunda vez
Crédito:Peugeot/Divulgação

O ano de 2023 foi marcado por diversos lançamentos importantes no mercado brasileiro. E a chegada de marcas chinesas como a BYD, por exemplo, tem mudado o cenário dos carros eletrificados no País. Embora ainda representem uma parcela inferior nas vendas, a categoria de elétricos está cada vez mais competitiva. Afinal, atualmente, o mercado conta com modelos 100% elétricos com preços próximos aos de veículos a combustão. E esse “fenômeno” atinge até mesmo a categoria de SUVs.

Exemplo disso é o Volvo EX30. O modelo entrou em pré-venda em setembro por R$ 219.990 na versão de entrada Core Single Engine. Ou seja, preço de versões flex de SUVs médios como Jeep Compass e Volkswagen Taos, por exemplo. Com uma proposta de preço mais acessível, o inédito modelo é o menor SUV da marca sueca. Em termos de desempenho, entrega 276 cv de potência e 35 mkgf de torque.

Volvo EX30 inicia pré-venda no Brasil com preço de Corolla Cross híbrido

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Seja como for, o reposicionamento de alguns modelos é um efeito cadeia. Tanto que a chegada do SUV da Volvo fez com que a BYD baixasse os preços do Yuan Plus, atualmente o SUV elétrico mais vendido do mercado brasileiro. O modelo, equipado com um conjunto elétrico de 204 cv, teve uma redução de R$ 40 mil na tabela. Assim, passou de R$ 269.990 para R$ 229.800.  

BYD Song Plus DM-i
Diogo de Oliveira/Estadão

Peugeot e-2008 é o mais barato

Entretanto, o posto de SUV elétrico mais barato do Brasil fica para o Peugeot e-2008. Pelo menos por enquanto. Afinal, a marca decidiu baixar o preço do modelo em até R$ 50 mil em julho deste ano. Assim, o SUV passou a custar R$ 209.990. Seja como for, mesmo que a redução seja momentânea, foi uma estratégia para reposicionar o elétrico no mercado e o tornar mais atrativo. Importado da Europa, o SUV tem motor elétrico com potência equivalente a 136 cv e torque de 26,5 mkgf.


Ainda na lista de SUVs elétricos mais baratos, há o Hyundai Kona. O crossover estreou no início deste ano com tabela de R$ 289.990. No entanto, a Caoa baixou o preço para R$ 219.990. Na época, ele se tornou o EV mais barato do País, mas perdeu o posto no último trimestre do ano. Cabe lembrar que o Kona EV é equipado com um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e 40,3 mkgf de torque máximo.

Hyundai Kona elétrico híbrido SUVs
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Por fim, vem o JAC E-JS4 com tabela de R$ 229.900. O SUV foi lançado no Brasil em 2021 e desde então figura na lista dos SUVs elétricos mais baratos. Equipado com um motor elétrico dianteiro, ele entrega 150 cv de potência e 34,7 mkgf de torque.


Os SUVs elétricos mais baratos do Brasil

  • Peugeot e-2008 – R$ 209.990
  • Volvo EX30 – a partir de R$ 219.950
  • Hyundai Kona – R$ 219.990
  • BYD Yuan Plus – R$ 229.800
  • JAC E-JS4 – R$ 229.900

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.