Em outubro, o VW T-Cross atingiu a importante marca de vender mais de 9.000 unidades e, assim, conquistar o título de utilitário esportivo mais vendido em um único mês no Brasil. Agora, em novembro, foi além e emplacou quase 9.500 exemplares. O utilitário já se consolidou como o mais vendido entre os SUVs do mercado e, desse modo, já ultrapassou as 74 mil emplacamentos no acumulado do ano. Sua participação no segmento é de 8,8%, de acordo com dados da Fenabrave. Para se ter ideia, o segundo colocado, Hyundai Creta, soma 62.779 registros – e 7,5% de market share.
Restam poucos dias para 2024 acabar e, desse modo, a liderança do segmento já pertence ao SUV compacto da VW. Aliás, foi o único do top ten que teve vendas maiores em novembro, na comparação com outubro. O restante, caiu.
Vendas mensais
Se no acumulado do ano o Hyundai Creta aparece em segundo lugar, na lista mensal, quem ocupa a vice-liderança é o Chevrolet Tracker. O modelo, que já foi líder de mercado em 2022, vendeu 6.311 unidades e ficou acima do Creta, com seus 6.082 emplacamentos.
Com a queda drástica do Nissan Kicks, de quarto (em outubro) para oitavo (em novembro), o VW Nivus ocupa a quarta posição do ranking. Fechando a lista dos cinco mais vendidos, vem o Jeep Compass (de oitavo para quarto), com quase 5.000 unidades emplacadas. Na lista dos 10+, no entanto, apenas dança das cadeiras entre o próprio grupo. Ou seja, ninguém entrou e ninguém saiu.
Confira o top ten das vendas de SUVs em novembro de 2024:
1º) Volkswagen T-Cross – 9.468 unidades
2º) Chevrolet Tracker – 6.311
3º) Hyundai Creta – 6.082
4º) Volkswagen Nivus – 5.293
5º) Jeep Compass – 4.979
6º) Jeep Renegade – 4.593
7º) Honda HR-V – 4.475
8º) Nissan Kicks – 4.310
9º) Fiat Fastback– 4.023
10º) Toyota Corolla Cross – 4.008
Ascensões e quedas
Além de mudanças de posições, muito se observa sobre quem vendeu menos e quem vendeu mais, na comparação entre outubro e novembro. Em síntese, o Renault Kardian teve a evolução mais expressiva da lista dos SUVs no 11º mês do ano, e conseguiu 1.225 emplacamentos a mais do que no mês anterior. Outro utilitário compacto, o Peugeot 2008, também cresceu na preferência do consumidor. Mas foi mais modesto, com apenas 19 a mais no mesmo período.
Entretanto, quando se fala em queda, uma das mais violentas – fora do top ten – foi registrada pela Caoa Chery. O Tiggo 7, por exemplo, vendeu 652 unidades a menos em novembro na comparação com outubro. Caiu de 4.044 para 3.392. E esse não foi o único da marca, afinal, o Tiggo 8 também não teve bom desempenho e foi de 1.282 para 891. Assim, registrou 391 modelos a menos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!