A Suzuki revelou na Índia a nova geração do Grand Vitara, que volta em versão moderna e eletrificada. Desta vez, o SUV compacto nasce sobre plataforma feita em conjunto com a Toyota, que já apresentou o seu modelo chamado de Urban Cruiser Hyryder. No mercado indiano, a dupla mira o Hyundai Creta, que é o SUV mais vendido no país asiático.
Embora seja o sucessor do Vitara em alguns mercados, o novo SUV vai ocupar o espaço do S-Cross na Índia – já que o modelo não foi renovado por lá. A produção deve começar em breve na fábrica da Toyota em Bidadi. Mas a montadora não revelou os preços.
Para o Brasil, o modelo da Toyota ainda é uma incógnita, mas o novo Grand Vitara surge como uma excelente alternativa para a renovação da gama da Suzuki por aqui. Vale lembrar que, no mercado brasileiro, a marca tirou recentemente de linha o Vitara e o S-Cross, e já avisou que pretende trazer novos SUVs híbridos nos próximos meses.
Duas opções híbridas
Tal como contamos no Jornal do Carro, o Grand Vitara chega com duas opções de mecânica. A primeira possui um conjunto híbrido leve, chamado de “Progressive Smart Hybrid”. Este une um motor 1.5 a gasolina a um elétrico de 12 volts. A bateria é pequena e tem 6 amperes. Dessa forma, gera 101 cv de potência e 13,5 mkgf de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, e a tração, dianteira ou integral. Além disso, há borboletas atrás do volante para trocas manuais, bem como sistema de frenagem que recupera energia para as baterias.
Logo em seguida vem a opção híbrida completa, com o nome “Intelligent Electric Drive”. Neste caso, há um motor 1.5 a gasolina de 92 cv ligado a um propulsor elétrico mais forte, de 48V. Com isso, gera potência de 114 cv e 14,1 mkgf de torque. A tração é dianteira e a transmissão, do tipo CVT. Com uma bateria maior, o novo SUV oferece 25 km de autonomia no modo 100% elétrico. No mais, há quatro modos de condução: EV, Eco, Power e Normal.
Nova identidade visual
Embora tenha as mesmas medidas do Toyota Hyryder, o Suzuki Grand Vitara se diferencia no visual, sobretudo na dianteira. Ele tem estilo mais esportivo, com vincos no capô. Os faróis são repartidos em dois níveis e as luzes diurnas são mais finas. Por sua vez, a grade é bem grande e tem acabamento Dark Chrome com elementos tridimensionais.
Já as laterais são similares às do irmão da Toyota. No entanto, ao contrário do que se esperava, a traseira traz elementos próprios. Como é o caso, por exemplo, das lanternas interligadas – uma tendência dos SUVs mais novos. Já as luzes de seta e de ré ficam enfileiradas em posição vertical. Em relação às dimensões, o SUV promete bom espaço, com 4,34 m de comprimento por 1,79 m de largura e 1,65 m de altura, e 2,60 m de entre-eixos.
Por dentro
Na cabine, há diversas semelhanças com o Toyota Hyryder. É o caso, por exemplo, do teto solar panorâmico e dos bancos e painel revestidos com couro, além de superfícies macias ao toque. Há opções de cores no acabamento, como bordô e preto. A multimídia sensível ao toque é do tipo flutuante e tem 9 polegadas. De acordo com a Suzuki, ela conta com o sistema mais recente da marca, com mais de 40 funções, além do comando de voz. O painel de instrumentos é 100% digital e tem 7”. As versões mais caras contam com Head-Up display.
O Grand Vitara promete ser mais tecnológico que o Hyryder, com itens como carregamento sem fio para smartphones e câmera 360°. Além disso, o SUV conta com recursos semiautônomos de condução (ADAS). Entretanto, o SUV da Toyota terá versões híbridas completas em vez de sistemas leves de 48V. Fica a expectativa para o uso compartilhado.