Como em time que está ganhando não se mexe, o T-Cross – que foi o modelo mais vendido do mercado nacional em julho – não recebeu qualquer alteração visual na linha 2021, lançada pela Volkswagen nesta quinta-feira (6). A grande cartada da marca é manter a mesma receita. Aliás, a mesma não! Afinal, a central multimídia VW Play, que (desenvolvida no Brasil) fez estreia no irmão Nivus, também passa a figurar a lista de itens do SUV.
Com tela de 10 polegadas (o painel de instrumentos, também digital, tem o mesmo tamanho), o equipamento vem de série em todas as versões de acabamento. Nele, por meio da loja virtual exclusiva VW Play APPs, é possível fazer download de diversos aplicativos. Mas, para isso, é preciso rotear a internet do celular – não há 4G nativo, como no Chevrolet Tracker.
Como no Nivus, a gratuidade em alguns serviços também chega ao T-Cross 2021. De acordo com a Volkswagen, as três primeiras revisões são grátis. Há, ainda, três meses para uso livre do Sem Parar. No mais, a Volks dá 20% de desconto na anuidade do aplicativo AudioBook e 50% na anuidade do Ubook.
Entre as soluções do equipamento existe, ainda, conectividade com smartphones Android e Apple. Entretanto, apenas este último tem a possibilidade de espelhamento sem fio.
Como exclusividade do VW Play do T-Cross estão a possibilidade de acionamento da função de estacionamento automático e seleção de modos de condução. Com isso, é possível deixar o carro mais econômico ou mais esportivo, por exemplo.
De fora
Itens como sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa vêm desde a versão de entrada do T-Cross. Porém, soluções encontradas no Nivus (que é mais barato), como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), curiosamente, ficaram de fora da lista do T-Cross 2021. O equipamento mantém distância do veículo da frente, adaptando sua velocidade. Em situações de perigo de colisão, o City Emergency Brake freia automaticamente – até 50 km/h.
Itens por versão
A versão de entrada 200 TSI, com câmbio manual de seis marchas e motor 1.0 três cilindros turbo de até 128 cv, oferece bom pacote. Inclui rodas de liga leve de 16 polegadas, seis air bags, controle eletrônico de tração e de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, volante multifuncional, ente outros itens.
Na linha 2021, passa a ter entrada USB no console central, indicador de controle da pressão dos pneus, regulagem de altura dos faróis e sistema de frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake). Como opcionais estão sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré e dois alto-falantes adicionais.
O 200 TSI (com câmbio automático de seis velocidades) acrescenta controlador da velocidade de cruzeiro e, na parte de trás, tem saída de ar-condicionado e duas entradas USB. Como opcionais, há rodas de liga leve de 17″.
Já o intermediário Comfortline 200 TSI tem até detector de fadiga de série. Como opcionais, tem teto solar elétrico panorâmico, espelho retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos parcialmente em couro, no pacote.
A opção topo de linha Highline 250 TSI (1.4 turbo de 150 cv) tem sistema start-stop. Comprados à parte, estão o sistema de som premium Beats com subwoofer, os faróis Full LED e o assistente de estacionamento automático.
Preços
O primeiro SUV a ultrapassar a casa das 10 mil unidades vendidas em um único mês – com base nos números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – está mais caro. A versão 200 TSI foi de R$ 90.700,00 para R$ 91.660 – R$ 99.090 com câmbio automático.
Já a configuração intermediária Comfortline 200 TSI saltou de R$ 110.260 para R$ 112.120. E a topo de linha Highline 250 TSI passa a custar R$ 120.600. Antes, o modelo mais caro tinha valor base de R$ 118.690.