Tata Nexon
Tata/Divulgação

Tata Motors no Brasil? Indiana dona da JLR negocia fábrica em SP

Representantes do governos de SP e do Grupo Tata vão se reunir para conversas iniciais sobre uma futura fábrica no Estado

Por Redação 02 de set, 2024 · 3m de leitura.

Depois da estreia de diversas montadoras chinesas no Brasil, parece que temos uma empresa indiana interessada em começar suas operações por aqui. A Tata Motors, que ficou conhecida por criar o carro mais barato do mundo, o Nano (vendido entre 2009 e 2018), pode ser uma das próximas a desembarcar no País com uma fábrica. O Grupo Tata também é dono da Jaguar Land Rover desde 2008.

Mas as negociações ainda estão cruas. De acordo com o site Automotive Business, o secretário de Desenvolvimento Econômico de SP Jorge Lima afirmou que representantes do governo estadual e do grupo automotivo devem se reunir na primeira quinzena deste mês. Executivos da empresa estão no País para outros compromissos, mas terão conversas iniciais sobre a possibilidade de trazer uma fábrica da Tata para São Paulo. 

“Temos para oferecer um parque de fornecedores bastante desenvolvido e próximo das áreas que concentram outras montadoras”, afirmou Lima à publicação. Ou seja, a ideia é mostrar as vantagens que o grupo pode encontrar se resolver instalar sua unidade de produção no Estado. Após esse primeiro contato, um novo encontro deve acontecer na Alemanha, ainda em setembro.


Tata Nano
Tata/Divulgação

Tata Motors no mercado brasileiro

A Tata Motors já tem certo conhecimento de mercado brasileiro, mas na área de veículos comerciais. Isso porque faz parte de uma joint venture com a Marcopolo, produtora de carrocerias de ônibus. Isso porque na Índia, a fabricante não atua apenas no segmento de automóveis, mas também no de caminhões e ônibus. 

Por fim, o secretário disse ainda que uma empresa chinesa de autopeças também está em negociações para uma fábrica no Estado de SP. O nome, entretanto, segue em sigilo pois Minas Gerais e Paraná também estão no páreo para levar o complexo para seus próprios estados. A decisão deve ser tomada ainda nesta semana.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW Amarok 2025 é “ano 2010” com motor V6 e novo multimídia