Você está lendo...
Tata Nano sai de linha na Índia
Notícias

Tata Nano sai de linha na Índia

Modelo concebido para ser carro mais barato do mundo teve produção encerrada após década de fracasso nas vendas; última atualização do Nano foi em 2015

Redação

12 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

nano
Tata rebatizou modelo de GenX Nano em 2015
Crédito:Foto: Tata
nano

A indiana Tata tirou discretamente de cena o Nano. O modelo foi lançado em 2008 como o carro mais barato do mundo, mas as vendas nunca decolaram. Agora, dez anos depois, o modelo sai de linha após ter apenas uma unidade produzida em junho. A última tabela do modelo era de US$ 3.100, equivalente a cerca de R$ 12 mil.

O Nano surgiu extremamente básico, como uma alternativa mais segura do que as motos usadas por famílias inteiras na Índia. No entanto, o conceito acabou não sendo muito bem aceito nem mesmo no país natal. O modelo foi muito mal avaliado em testes de colisões e nunca conseguiu ser vendido na Europa ou Estados Unidos, como a Tata chegou a almejar.

+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

Publicidade


O lançamento, aliás, foi extremamente conturbado. Manifestações pararam a construção da fábrica na Índia e o Nano foi lançado em 2009 somente após a marca mudar o local da fábrica e quase abandonar o projeto. Mesmo assim, os primeiros carros só foram entregues quase em 2010.

Ainda assim, para tentar melhorar a imagem do carro, a fabricante fez diversas melhorias ao longo dos anos. O Nano ganhou itens de conveniência, como direção assistida, rádio e até uma versão com câmbio automatizado. A última mudança no carro foi em 2015, quando passou a se chamar GenX Nano.

Nano gerou expectativas

A Tata esperava vender 250 mil unidades anuais, mas o melhor desempenho foi em 2011, quando 74 mil foram vendidos. Em 2016 e 2017, menos de oito mil carros ganharam as ruas.


O Nano era equipado com um pequeno motor de 600 cm³ de dois cilindros com só 35 cv. Instalado na traseira, podia ser acoplado a um câmbio manual de quatro marchas ou um automatizado de cinco.


Deixe sua opinião