
Tana Nano, Volkswagen Polo, Suzuki-Maruti Alto 800, Ford Figo e Hyundai i10 passaram vergonha no final de janeiro ao serem reprovados sem uma estrela sequer no teste de impacto frontal em velocidade de 64 km/h para proteção de ocupante adulto realizado pela Global NCAP, na Índia. Juntos, os carros representaram 20% das vendas no país no último ano.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
Todos os modelos testados são básicos, portanto, sem air bags. O Tata Nano foi ainda mais vexaminoso, já que o carro não conseguiu nenhuma estrela nem para a categoria de proteção de criança utilizando assento especial de segurança. Ciente do ocorrido, a Volkswagen resolveu tirar do mercado indiano a versão básica do Polo, sem airbags.
A Global NCAP concordou em realizar os testes com a versão do Polo equipada com airbag, que passou a ser a mais básica. O VW foi aprovado nesse segundo teste, que também foi oferecido às outras marcas.
“A Índia é hoje um grande produtor mundial de carros compactos, por isso é preocupante ver os níveis de segurança que estão 20 anos atrás do padrão cinco estrelas, comuns na Europa e na América do Norte. Integridade estrutural pobre e a ausência de airbags estão colocando a vida dos consumidores indianos em risco. Eles têm o direito de saber o quão seguro são seus veículos e esperar os mesmos níveis básicos de segurança padrão em outras partes do mundo”, declarou o presidente da Global NCAP, Max Mosley.