Você está lendo...
Tecnologia: Imagem ‘bem trabalhada’
Notícias

Tecnologia: Imagem ‘bem trabalhada’

Câmeras ao redor do carro ajudam tanto no fora de estrada quanto em manobras ?urbanas?. As imagens são exibidas na tela sensível ao toque localizada no centro do painel

13 de set, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Tecnologia: Imagem 'bem trabalhada'

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Entre os recursos incluídos no pacote esportivo R-Line do Volkswagen Touareg, que começa a ser vendido no País com preço sugerido de R$ 333.700, está o Area View. O sistema, que é vendido como opcional a R$ 2.730, utiliza quatro câmeras instaladas na carroceria para permitir visão de 360 graus em torno do utilitário-esportivo.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


As imagens são exibidas na tela sensível ao toque localizada no centro do painel. As câmeras ficam no centro do para-choque dianteiro, sob os retrovisores e no centro da tampa do porta-malas. O dispositivo também é utilizada pelo sistema de auxílio ao estacionamento.

Feito para ajudar em manobras em baixa velocidade – o jipe alemão tem 4,79 metros de comprimento – o recurso desliga sozinho quando o modelo chega a 18 km/h. É útil em percursos fora de estrada, por exemplo, nos quais a visão do piso ajuda a superar obstáculos como pedras e passar por trechos estreitos.

O sistema também opera à noite, mas a eficácia é limitada à iluminação provida pelos faróis.


A Land Rover oferece sistema semelhante para os modelos Range Rover Vogue e Evoque. Para este está nos catálogos de topo Dynamic e Prestige, ambos com o pacote tecnológico.

O recurso dos carros ingleses tem um detalhe bem útil: as imagens podem ser selecionadas e ampliadas. Assim como o do Volks, serve tanto para o fora de estrada quanto para manobras “urbanas”.

Até 2010 os Range Rover Vogue vendidos no País tinham o “venture cam”. O sistema usa uma câmera portátil e sem fio, que pode ser usada fora do carro e permite estudar de forma precisa detalhes do percurso. O motorista também pode deixá-la em um barranco, por exemplo, e assistir a si próprio superando um obstáculo. As imagens são exibidas na tela do painel.


Seu senão é o alcance. A transmissão ocorre por meio de Bluetooth e a qualidade das imagens (e da conexão) piora conforme a câmera se afasta do veículo.

Deixe sua opinião