Você está lendo...
Temporada de promoções na venda de carros novos está a todo vapor
Mercado

Temporada de promoções na venda de carros novos está a todo vapor

Para vender carros novos, lojas e fábricas oferecem de parcelas a partir de R$ 99 a descontos que podem chegar a R$ 60 mil

Hairton Ponciano Voz

22 de ago, 2018 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

Miniatura de carro
Crédito:O preço de tabela é uma mera referência. Várias marcas estão concedendo descontos ou facilitando o pagamento, na tentativa de melhorar as vendas. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Desconto de R$ 60 mil, câmbio automático de graça, prestações fixas de R$ 99 no primeiro ano, parcela inicial para depois do carnaval de 2019… O combustível que está movimentando a venda de carros novos no País são as promoções, que podem ter várias formas.

Há casos em que as ofertas mais atraentes são para modelos específicos. Em outros, a promoção é para toda a linha. Das novidades, a temporada de descontos inclui até modelos que acabaram de ser lançados. Até recentemente, esse tipo de ação costumava focar carros que já mudaram ou que estão prestes a receber atualizações.

+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

Publicidade


As alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz optaram por conceder os descontos mais atraentes para alguns modelos.

É o caso da Audi RS6, que tem bônus de R$ 60 mil sobre a tabela, o equivalente ao preço de um Chevrolet Prisma novo. De R$ 659.990, a perua esportiva está saindo por R$ 599.990.

Na BMW, o desconto também chama atenção. O sedã 320i Sport Plus, por exemplo, que tem tabela de R$ 169.950, está saindo a R$ 154.950. O abatimento é de R$ 15 mil ou 9%.


As promoções não são exclusividade de carros caros nem de veteranos. Um bom exemplo é a linha 2019 do Ford Ka, que traz mudanças na mecânica e visual e acaba de ser lançada. A versão SE 1.0 do hatch, cuja tabela parte de R$ 45.990, está sendo vendida a R$ 42.990.

Além disso, no próximo fim de semana (dias 25 e 26), a Ford abrirá as portas de sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para oferecer toda a linha, do Ka ao Mustang. O destaque é o plano de financiamento com a primeira parcela para janeiro de 2019.


Carro usado valorizado

A campanha também valerá nos distribuidores da marca na Grande São Paulo. Entre os destaques, a versão SE 1.5 do EcoSport, tabelada a R$ 78.290, sairá a R$ 75.990. Além disso, o usado que entrar como parte de pagamento terá bônus de R$ 6 mil.

A Ford não é a única marca a valorizar o usado na troca. A Chevrolet mantém o bônus de R$ 7 mil para quem der um seminovo como parte de pagamento do Tracker. Nesse caso, a versão LT, tabelada a R$ 87.990, pode sair por R$ 80.990.

Para modelos mais caros, a negociação é ainda melhor. Para a picape S-10 High Country, por exemplo, o bônus para o usado é de R$ 10 mil e para o Trailblazer, de R$ 12 mil.


Há promoção até para o Onix, carro mais vendido do País. Quem comprar a versão Activ 1.4 leva câmbio automático “grátis”. Na prática, o hatch é oferecido com R$ 5.400 de desconto, uma vez que a versão automática é tabelada a R$ 68.390 e a manual, a R$ 62.990.

R$ 99 por mês

A Volkswagen, por sua vez, reeditou a promoção com parcelas a partir de R$ 99. A ação, que já havia sido feita no primeiro semestre deste ano, é para modelos nacionais e importados.

Nesse plano o cliente tem de dar entrada de 60% do valor do veículo. As 12 primeiras mensalidades são de R$ 99 e o saldo deve ser pago em 36 vezes, com taxa de juros de 1,49%. Adicionalmente, para as versões com câmbio automático de Gol e Voyage, que acabaram de ser lançadas, a primeira das 12 prestações vence após 99 dias.


Da Nissan, o hatch March e sedã Versa são vendidos a prazo com o vencimento da primeira parcela para depois do carnaval de 2019. A promoção inclui ainda IPVA 2018 grátis e bônus de R$ 3 mil no usado que entrar como parte de pagamento.

No caso dos Hyundai ix35 e Tucson, o Grupo Caoa oferece documentação grátis, além de financiamento com a primeira parcela para janeiro de 2019.


Da Caoa Chery, o Tiggo 2 pode ser adquirido em 12 parcelas com taxa zero. Nesse caso a entrada é de 50% do valor do carro. Também há um plano com 60 parcelas de R$ 689 – para esse o sinal é de 52,51%.

Adicionalmente à ação da fabricante, a rede oferece de IPVA 2018 grátis, no caso da autorizada WEI SP, a recompra garantida após 12 meses pela D21 Motors. Nesse caso o veículo deve reunir condições indicadas previamente em contrato.

Cuidado com os ‘penduricalhos’

A compra de um novo carro costuma envolver questões emocionais, mas especialistas recomendam calma antes de fechar negócio, especialmente se envolver financiamento. Coordenadora de atendimento do Procon-SP, Renata Reis aconselha o interessado a guardar a publicidade do veículo. “Ela é parte integrante da oferta”, afirma.


Outro ponto que merece atenção é o custo efetivo total da operação. “A pessoa precisa saber quanto vai pagar e o que está sendo cobrado, como tarifas, por exemplo.” Renata recomenda comparar o custo em várias instituições financeiras e ficar atento aos “penduricalhos” que são oferecidos junto com o plano de financiamento, como a chamada garantia estendida.

Advogado especialista em Direito do Consumidor, Dori Boucaut alerta para o fato de que um carro comprado a prazo pode custar até três vezes o preço do mesmo modelo à vista, e que se o cálculo for malfeito, o cliente pode perder o bem. “Caso haja falta de pagamento, o veículo pode ser retomado em 45 dias”, diz. “Se atrasar a prestação, não fuja do gerente (do banco). A melhor solução é renegociar.”


Renault tem a campanha mais agressiva

A Renault está sorteando 100 unidades do Kwid. Para concorrer, é preciso preencher um cadastro nas autorizadas da marca em todo o País e escolher uma chave. Se o motor ligar, o cliente ganha o carro.

As chaves estão disponíveis também na rede McDonald’s, para quem comprar um dos lanches selecionados. Diretor de marketing da marca, Federico Goyret afirma que o objetivo da campanha (que começou no dia 10 e vai até a próxima segunda-feira, dia 27) é levar as pessoas às autorizadas.

“Temos visto famílias inteiras em nossas lojas.” De acordo com o executivo, o fluxo na rede teve aumento de quase 800%. “Em um momento em que grande parte da jornada do cliente é realizada de forma digital, levar tantas pessoas às lojas é um grande desafio”, diz.


Até segunda-feira, seis clientes foram contemplados, segundo informações da Renault. Os ganhadores são de São Paulo e Osasco (SP), Joinville (SC), Niterói (RJ), Curitiba e Guaíba (RS). Caso sobrem unidades após o término da promoção, elas serão sorteadas entre os participantes já cadastrados.

Deixe sua opinião