Elon Musk, CEO da Tesla, confirmou que o Model 2, aguardado carro elétrico da marca que teria um preço relativamente acessível de US$ 25 mil, está oficialmente fora dos planos da montadora. A declaração veio durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024. “Um carro de US$ 25 mil não faz sentido. É uma ideia absurda. Seria completamente contrário aos nossos princípios”, respondeu Musk sobre o modelo.
Em abril, a Reuters adiantou que o Model 2 saiu do planejamento da Tesla. Contudo, a empresa ainda não havia se pronunciado oficialmente, até o evento. Assim, a resposta do CEO da marca encerra anos de expectativa em torno do Model 2. A promessa do modelo veio em 2018 e a projeção é que iria entrar em produção no próximo ano.
No lugar do, até então, aguardado modelo, a Tesla apresentou um táxi-robô chamado Cybercab. Trata-se de um veículo autônomo que simboliza a direção de autonomia total que a empresa pretende seguir. Ao menos inicialmente, o carro com desenho inspirado no da Cybertruck vai ser oferecido para consumidores privados. Ainda, de acordo Musk, o início da produção será em 2026.
A prioridade nos veículos autônomos pela Tesla
O cancelamento do modelo reafirma a visão da Tesla sobre o futuro com veículos 100% autônomos. Musk destacou que a meta agora é alcançar o nível 5 de condução autônoma, na qual o carro opera sem qualquer intervenção humana. O objetivo é que o motorista apenas informe o destino e o veículo assuma totalmente a direção.
O táxi-robô anunciado pela marca demonstra que a aplicação da tecnologia já é uma realidade. O veículo anunciado pela Tesla, o Cybercab, já tem o sistema de condução autônoma da marca, porém é ainda mais avançado. Por exemplo, não tem volante nem pedais. Dessa forma, sua produção e venda vão depender de aprovação regulatória, já que a liberação da circulação desse tipo de veículo pode variar de acordo com o Estado.
Na cabine, o Cybercab segue a fórmula minimalista dos demais modelos da marca. Ou seja, há assentos para apenas dois passageiros e tela central similar à utilizada tanto no Model 3 quanto no Model Y. O visual do interior traz a abordagem futurista que a Tesla imprimiu ao estilo do carro.
Já na parte externa, o Cybercab traz uma barra de luzes de LEDs que domina a dianteira, além de portas que se abrem para cima inspiradas nas de supercarros. Dessa forma, o objetivo é facilitar o acesso ao interior do veículo. Ainda, há uma clara busca por eficiência aerodinâmica, com as rodas cobertas por calotas capazes de melhorar a aerodinâmica.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!