Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

29/07/2023 - 5 minutos de leitura.

Tesla criou equipe para cancelar reclamações de clientes sobre os carros

A Tesla convencia clientes insatisfeitos a não utilizar o serviço de pós-venda devido a problemas de autonomia manipulada das baterias

Em agosto de 2022, grupo de clientes criou o site Tesla Hunger Strike, para elencar todos os problemas dos carros e do pós-vendas da marca de Elon Musk Crédito: Tesla Hunger Strike/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O xilofone, um instrumento musical, é usado para comemorar “conquistas” da “equipe de diversão”, um grupo nomeado por Elon Musk dentro da Tesla. É o que revelou uma reportagem da Reuters nesta semana. O departamento tinha o hábito de tocar o xilofone sempre que convencia um cliente a não utilizar o serviço de pós-venda da marca. Especialmente nas queixas relacionadas à autonomia dos veículos, que é menor que a divulgada.

Tudo começou uns anos atrás, quando a Tesla manipulou números de alcance das baterias. A tática serviu para promover a marca nos Estados Unidos. Naquele momento, o esquema envolvia a manipulação da programação do computador de bordo. Ou seja, mostrava uma autonomia maior que a real nos primeiros 50% da carga da bateria. Assim, a partir da metade da carga, o condutor finalmente visualizava a autonomia real.


Leia Mais


Em resumo, os clientes da Tesla diziam que seus carros não percorriam a distância indicada. E partiam em busca de serviço técnico para verificar o estado da bateria. Entretanto, o serviço de pós-venda, representado pela “equipe de diversão”, realizava um diagnóstico online. E informava ao cliente que estava tudo certo. Dessa forma, cancelava a reclamação. E os atendentes comemoravam do outro lado da linha com um xilofone.

Continua depois do anúncio

De acordo com a Reuters, a equipe era animada. Os funcionários colocavam seus telefones no modo silencioso para aplaudir ao som do xilofone. Alguns até dançavam para comemorar o feito.

Tesla Model S (Tesla/Divulgação)

Comemoração pelo desvio de pós-venda da Tesla

Conforme relataram os gerentes da “equipe da diversão”, cada atendimento cancelado representava uma economia de US$ 1.000 para a Tesla. Além disso, os funcionários deveriam acompanhar os atendimentos desviados do pós-venda. O que resultava em centenas de clientes com visita não agendada.


Contudo, os funcionários ficavam sobrecarregados com carros que precisavam de conserto. O que remete aos problemas de qualidade que a Tesla enfrentava. E, em alguns casos, continua a enfrentar.

Tesla/Divulgação

Entretanto, a atuação da “equipe de diversão” levanta preocupações com os clientes. Sobretudo nas situações em que a bateria se esgotasse na estrada, por exemplo. Havia um “estoque de segurança”. Este previa uma reserva de 24 km. Na época, a Tesla tinha só os modelos Roadster e Model S. Por isso, não há informações se o algoritmo que altera a autonomia ou o setor de fraudes continuam ativos.


Por fim, vale destacar que a Tesla não é a única montadora que não cumpre o que promete nos anúncios comerciais. Outras marcas também tiveram casos semelhantes, entre elas Ford, GM, Hyundai e Porsche, segundo o portal norte-americano Edmunds.com, que reúne dados técnicos de carros de todas as marcas e serve de fórum para clientes.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape

Notícias relacionadas

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

Mercado

Stellantis anuncia Leapmotor no Brasil, nova marca chinesa de elétricos

Segredos

Novo Ford Ecosport ganha projeções e terá versão híbrida

Notícias

Ford Territory surge reestilizado e com versão híbrida plug-in

OFERTAS 0KM
De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS