Divulgação/Tesla

Tesla Cybercab: tudo que sabemos sobre o taxi sem motorista

Sem volante nem pedais, Cybercab é 100% autônomo, deve chegar em 2026 e, segundo a Tesla, visa transformar o setor de veículos

Por Crisley Santana 14 de out, 2024 · 5m de leitura.

Após muita especulação sobre o modelo futurista, a Tesla apresentou o veículo autônomo Cybercab. A apresentação ocorreu no “We, Robot”, evento organizado pela marca nos Estados Unidos. Inicialmente, o carro com desenho inspirado no da Cybertruck vai ser oferecido apenas para consumidores privados. De acordo com Elon Musk, CEO da Tesla, o início da produção está previsto para 2026.

Tecnologia e minimalismo no Cybercab

O Cybercab tem o sistema de condução autônoma da Tesla, porém ainda mais avançado. Assim, não traz volante nem pedais. Dessa forma, sua produção e venda vão depender de aprovação regulatória, já que a liberação da circulação desse tipo de veículo pode variar de acordo com o Estado.

Na cabine, o Cybercab segue a fórmula minimalista dos demais modelos da marca. Ou seja, há assentos para apenas dois passageiros e tela central similar à utilizada tanto no Model 3 quanto no Model Y. O visual do interior traz a abordagem futurista que a Tesla imprimiu ao estilo do carro.


Divulgação/Tesla

Na parte externa, o Cybercab traz uma barra de luzes de LEDs que domina a dianteira, além de portas que se abrem para cima inspiradas nas de supercarros. Dessa forma, o objetivo é facilitar o acesso ao interior do veículo. Ainda, há uma clara busca por eficiência aerodinâmica, com as rodas cobertas por calotas capazes de melhorar a aerodinâmica.

A surpresa do Robovan

No mesmo evento, Musk surpreendeu com revelação do Robovan. Trata-se de um veículo elétrico e autônomo projetado para transportar até 20 passageiros. Esse modelo também pode funcionar como uma van de carga. Assim como o Cybercab, o Robovan não tem volante nem pedais e o desenho é para lá de futurista.


O visual inclui grandes painéis de vidro e iluminação de LEDs também na parte dianteira. Esse veículo vai fazer parte da chamada Tesla Network, um serviço de transporte autônomo anunciado pela marca também durante o evento.

Dessa forma, com o Cybercab e o Robovan, a Tesla pretende liderar a produção de veículos com sistema de condução 100% autônoma. Apesar de não revelar detalhes técnicos, bem como datas de lançamento, Musk garantiu que os veículos usarão a tecnologia avançada de direção autônoma da marca.

De acordo com o presidente da companhia, o preço inicial do Cybercab vai ficar abaixo dos US$ 30 mil. Ou seja, em torno de R$ 170 mil na conversão direta, sem contar as taxas. Com isso, o modelo seria uma opção acessível para garantir um futuro com veículos autônomos, de acordo com a marca.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!