Um ano após as entregas começarem, a Tesla Cybertruck tem uma demanda bem abaixo do esperado. Logo depois de sua apresentação, em 2019, mais de um milhão de potenciais compradores se cadastraram para levar a estranha picape para casa. Mas após diversos atrasos e polêmicas, agora que o modelo está nas lojas o interesse caiu drasticamente. Assim, muitas pessoas que estavam na “fila” acabaram cancelando seus pedidos.
Entre os motivos para a debandada foi o preço, bem mais alto do que as expectativas antes da estreia. Além disso, a lista de equipamentos também não pareceu tão atrativa. Mas uma das razões principais é a autonomia quase 300 km menor que a prometida para a opção de topo Cyberbeast, de 805 km para 515 km. Desse modo, conforme a Tesla passou a aumentar a produção da caminhonete, as desistências começaram a proliferar.
Por conta dessa situação, o valor de revenda da Cybertruck também despencou. Ainda mais quando a Tesla substituiu as séries especiais de lançamento, que custavam US$ 100 mil (cerca de R$ 615 mil na conversão direta), por versões tradicionais, por US$ 80 mil (R$ 492 mil). Isso também teve um impacto significativo nos preços da picape usada. A montadora então desistiu de manter uma lista de espera e acendeu um alerta vermelho em relação à demanda para o modelo.
Cybertruck a pronta entrega
Atualmente, a Cybertruck pode ser comprada diretamente em qualquer loja da Tesla com entrega imediata. Mas apesar de a marca liderar o segmento de picapes elétricas nos EUA, a grande dificuldade está sendo atrair novos compradores para o modelo. Há ainda centenas de unidades disponíveis no mercado de seminovos com preços bem abaixo da tabela. Ou seja, com menos de um ano de uso, os donos não veem a hora se livrar delas, o que também depõe contra a caminhonete.
Há diversos motivos que fizeram os consumidores virarem as costas para a Cybertruck. Os primeiros compradores reclamam de problemas de software e defeitos no esterçamento das rodas traseiras, por exemplo. Isso fez com que muitos clientes perdessem a confiança na Tesla de produzir carros confiáveis.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!