Quatro anos depois de ser revelada ao mundo, a Tesla Cybertruck finalmente começa a chegar às mãos dos primeiros compradores, depois de muitas polêmicas e adiamentos. Por ora, apenas 10 unidades da picape elétrica ficaram prontas. Mas a produção, de fato, só deve entrar em um ritmo de escala em 2025. Tanto que, por conta dos problemas que o veículo vem causando à montadora, muitos clientes cancelaram suas reservas.
Aliás, um analista financeiro declarou que o melhor seria cancelar seu lançamento. O próprio Elon Musk disse que a Tesla “cavou a própria cova” com a Cybertruck. Discussões à parte, o fato é que a picape elétrica chegou às ruas. Mas será que as promessas mirabolantes feitas em 2019 serão cumpridas? O visual diferentão, que muitos amaram e odiaram, é fiel ao do protótipo, com vincos e ângulos nunca vistos em um veículo de produção.
Entretanto, outras especificações passaram longe das afirmações de quatro anos atrás. A versão de entrada, por exemplo, com um motor elétrico, tinha uma projeção de custo de US$ 39.900 (R$ 197 mil na conversão direta) e autonomia de aproximadamente 400 km no ciclo WLTP. Essa configuração, que estreia somente em 2025, vai custar US$ 60.990 (R$ 300 mil), ou US$ 21.090 (R$ 103 mil) a mais que o anunciado originalmente. Por outro lado, o alcance deve ser mantido, assim como a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,5 segundos.
Outras versões da Cybertruck
Já a opção com dois motores e tração integral, que foram as primeiras unidades entregues, havia sido cotada a US$ 49.900 (R$ 245 mil). Mas os clientes por fim pagaram US$ 79.990 (R$ 394 mil). Ou seja, US$ 30.090 (R$ 149 mil) a mais.
Nesse caso, apesar do aumento no preço, as especificações melhoraram em relação às anunciadas no lançamento. O alcance passou de 480 km para 550 km, por exemplo. Além disso, a Tesla informa que o 0 a 100 km/h é feito em 4,1 s, contra 4,5 s das previsões iniciais. Por fim, a capacidade de reboque chega a quase cinco toneladas, um aumento sobre os cerca de 4.530 kg anunciados.
Cyberbeast
Mas há ainda uma versão mais potente, que será chamada de Cyberbeast. Inicialmente essa configuração custaria US$ 69.900 (R$ 344 mil) e teria mais de 800 km de autonomia e capacidade de reboque de 6.350 kg. Agora, o preço saltou para US$ 99.990 (R$ 492 mil) e o alcance é de pouco mais de 500 km. E ela leva o mesmo peso da opção com dois motores. Ou seja, além de subir US$ 30.090 (R$ 148 mil), as especificações ficaram bem mais “modestas”.
Mas pelo lado positivo, a Cyberbeast chegará aos 100 km/h em meros 2,6 s – contra os 2,9 s das estimativas. Contudo, é importante dizer que alguns destes números ainda não são concretos, então existe a possibilidade de mudanças. A Tesla também citou que as duas versões de topo poderão receber extensores de alcance, que as deixariam com cerca de 750 km de autonomia.
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