Tesla Cybertruck
Tesla/Divulgação

Tesla Cybertruck trava após atualização em software

Depois da fila de espera evaporar, Tesla Cybertruck tem problemas em software que faz picape elétrica ficar até inoperante

Por Raphael Panaro 05 de jan, 2025 · 4m de leitura.

A Tesla Cybertruck não para de colecionar polêmicas nos Estados Unidos. Depois de ferrugem e evaporação da fila de espera, agora a picape elétrica está com problemas sérios após a mais recente atualização via nuvem. Isso porque proprietários relatam que, após a instalação do software 2024.45.25.5, a caminhonete “trava” e, em alguns casos mais graves, chega até a ficar inoperante.

A situação é tão grave que os centros técnicos da Tesla estão sobrecarregados e diversos agendamentos tiveram que ser postergados. Em um dos casos, o especialista da Tesla disse ter encontrado falhas no firmware (uma espécie de software que controla e gerencia o hardware de dispositivos). Isso seria a causa a desativação da picape movida a bateria. O relato está no fórum Tesla Cybertruck Owners Club. Após a reinstalação manual do software antigo, a caminhonete volta a funcionar normalmente.

Tesla Cybertruck
Tesla/Divulgação

Não é só Tesla Cybertruck

Outros apontam para distúrbios do novo computador HW4, responsável por funções autônomas avançadas e que equipa os carros mais recentes da marca. Este mesmo componente apresentou problemas em outros automóveis, como Model 3 e Model Y. De acordo com o site Electrek, uma das possíveis causas é um curto-circuito da bateria de baixa tensão do computador durante o processo de calibração da câmera.

Ventila-se ainda que este computador conhecido como HW4 tenha menor poder de processamento e armazenamento de dados, levando à falha. E, consequentemente, tornando diversas tecnologias cruciais inoperantes, como GPS, câmeras, localização e até estimativas de alcance de autonomia.

A Tesla diz que trabalha para encontrar uma solução definitiva, que pode ser a até a substituição completa do componente. Mas que também deve haver em breve uma nova atualização temporária de correção do software. O problema é que esta medida servirá apenas para os carros dotados com o HW4. Ademais, modelos com o HW3 que tiveram prejuízos com a atualização, terão que esperar outro update.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Conheça o museu de clássicos em Campos do Jordão (SP) que guarda relíquias