A falta de interesse do público barateou a Tesla Cybertruck em mais de R$ 40 mil. Apesar de ainda continuar chamando a atenção, aquele furor que o modelo causou à época de seu lançamento ficou no passado. Sem contar que muita gente se decepcionou ao se deparar com uma realidade bem distante do que foi prometido pela empresa do bilionário Elon Musk.
Em relação aos preços, em outubro, a opção com três motores da Cybertruck já havia caído de US$ 119.990 (R$ 713 mil, na conversão direta) para US$ 99.990 (R$ 594.215). E, no modelo AWD, reduziu de US$ 99.990 para US$ 79.990 (R$ 475.360). Hoje, o site da empresa oferece mais descontos. São US$ 1.600 (R$ 9.500) a menos para unidades novas e abatimentos ainda maiores para modelos de demonstração usados – ano 2024. Dependendo da configuração escolhida, sairia, por exemplo, a US$ 73.080 (R$ 433.949). Desconto de quase R$ 42 mil sobre o preço original.
Motivos
Tais descontos se devem, basicamente, ao fato de a Cybertruck já não ser mais novidade. Sobretudo, a Tesla comercializou o veículo como um modelo robusto, que poderia suportar qualquer tipo de cenário, mas a verdade é que apresenta falhas constantes com o simples uso em ambiente fora-de-estrada.
Conhecida por apresentar diversos problemas, a Tesla não fez diferente com o Cybertruck. O mais notável deles, no entanto, vem da qualidade de construção. No Reino Unido, por exemplo, o carro é proibido, porque não é considerado seguro o suficiente. O próprio manual do proprietário sugere que não se deve transportar grandes quantidades de líquido, afinal, derramamentos podem causar mau funcionamento da picape.
Além de excluir a configuração Foundation (exportada ao Brasil, com dois motores, 600 cv e 550 km de autonomia), a Tesla dispensou funcionários da linha de montagem da Cybertruck por três dias, de acordo com o Business Insider. Isso mostra que a demanda está, de fato, em queda. Mas nada foi confirmado pela fabricante. A princípio, a ideia de Musk era vender 150 mil unidades anuais. Contudo, no quarto trimestre de 2024, a Tesla entregou apenas 16.700 exemplares. Ou seja, caso as vendas fossem mantidas desta forma, venderia menos de 70 mil unidades/ano.
Versões e potência
A picape tem três versões disponíveis: AWD, Foundation Series e Cyberbeast. A primeira opção tem autonomia de 400 km e entrega 319 cv de potência. Na intermediária Foundation Series – a mesma versão da picape importada para o Brasil -, há dois motores que entregam 600 cv. Além disso, chega a 550 km de autonomia.
Por fim, a opção topo de linha Cyberbeast conta com três motores que, combinados, chegam a 857 cv. Ademais, nesta versão, a picape tem autonomia de 510 km. No exterior da picape, o destaque fica por conta dos painéis de aço inoxidável. Nas dimensões, tem 5,68 metros de comprimento, 2,41 metros de largura e 1,79 metros de altura, além de 3,44 metros de entre-eixos.
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