Você está lendo...
Tesla dirigindo sozinho em São Paulo desafia leis de trânsito; veja o vídeo
Legislação

Tesla dirigindo sozinho em São Paulo desafia leis de trânsito; veja o vídeo

Rapaz grava vídeo de motorista sem as mãos no volante e, aparentemente, dormindo a bordo de um Tesla Model 3; ação é arriscada e contra a lei

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Auto Pilot
Tesla é flagrado trafegando em rodovia de São Paulo no modo Auto Pilot. Motorista parece estar dormindo no vídeo
Crédito:Reprodução/Youtube

Apesar de já ser uma realidade em vários lugares do mundo, chega a ser impressionante ver carros que ”dirigem sozinhos”. E foi dessa forma, surpreso, que ficou um rapaz ao gravar um motorista que parecia estar dormindo ao volante em um Tesla Model 3. O sedã elétrico trafegava sem intervenção do condutor na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

O vídeo, que rapidamente viralizou na internet, mostra um homem com o banco reclinado para trás e sem as mãos na direção. Por isso, dá a entender que o carro estava com o Auto Pilot (sistema de direção semiautônoma da Tesla) no modo ligado. Veja abaixo:

Publicidade


Na gravação, publicada no canal Rede Caparaó, no Youtube, o rapaz que flagrou a situação tenta, então, acompanhar o Tesla e mostrar a posição do banco e das mãos do condutor. ”Esse é o futuro”, exclama em determinado momento, surpreso com o que via.

Tesla Model 3 assinatura
Tesla/Divulgação

Sistema atual exige mãos no volante

Apesar da repercussão, essa é uma ocorrência muito séria. Isso porque, de acordo com a própria Tesla, o sistema atual, considerado como nível 2, exige que os condutores mantenham as mãos no volante. Ou seja, a tecnologia funciona, apenas, para um melhor auxílio ao motorista – e não de forma 100% autônoma.


Nesse caso, oito câmeras e doze sensores permitem ao veículo acelerar, fazer curvas e frear automaticamente dentro da faixa. Contudo, o próprio site da marca alerta que ”os recursos requerem supervisão ativa do motorista e não torna o carro autônomo”.  

Tesla Model 3
Divulgação/Tesla

Para se ter uma ideia, apenas o nível 5, que está sendo desenvolvido pela montadora americana, não exigiria intervenção humana. Sendo assim, deixaria de ser ”semiautônomo”.


Tirar as mãos da direção é contra a lei

Por não ser totalmente autônomo, é imprudente tirar as mãos da direção quando o piloto automático da Tesla é acionado. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a legislação considera como uma conduta irregular, até mesmo, dirigir apenas com uma mão. Fora, claro, as exceções como trocar de marcha, fazer sinais, entre outros.



Dessa forma, a depender da condição, é possível que o motorista leve multa de natureza gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, também são anotados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já para a questão de dormir no volante, não há nenhuma lei que mencione a situação. No entanto, está previsto no artigo 166 que conduzir um veículo sem estar em estado físico ou psíquico, também é infração gravíssima.


https://www.youtube.com/watch?v=pVJN7gZtDtI

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião