A Tesla iniciou os primeiros testes em sua Megafábrica na cidade de Xangai, na China. No local serão feitas as baterias Megapack, compostas por fosfatos de ferro-lítio (LFP) recarregável em grande escala.
A produção em massa, no entanto, começa realmente no final do primeiro trimestre deste ano, menos de um mês após o início da construção das instalações. As obras começaram no final de maio de 2024 e levaram somente sete meses para a conclusão.
Com 200 mil m2, a nova unidade fica próxima à Gigafábrica 3 da Tesla, inaugurada em 2019, que produz o sedã Model 3 e o crossover Model Y. Assim, a Megafábrica se torna a primeira planta de armazenamento de energia fora dos Estados Unidos, sua terra natal. A produção das estações abastecerá tanto o mercado local quanto irá para exportação.
De acordo com a montadora, a capacidade da fábrica é fazer 10 mil unidades da Megapack por ano. Isso é equivalente a 40 GWh de capacidade de armazenamento de energia. Cada uma das baterias, por exemplo, tem 3 MWh – suficiente para abastecer aproximadamente 3.600 casas por uma hora. A Tesla investiu 1,45 bilhão de yuan na nova unidade, o equivalente a R$ 1,25 bilhão. É uma forma de a marca aumentar sua lucratividade na China, após quedas nas vendas e até um recall de mais de 1,6 milhão de carros no início do ano passado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!