A Tesla foi a montadora que mais fez recalls nos EUA em 2024. E já começou o novo ano chamando mais uma leva de proprietários por conta de um defeito na câmera de ré. Apesar de o problema afetar um número significativo de veículos, o reparo na maioria dos casos ocorre por meio de atualizações over-the-air (OTA). É um método que a marca vem se apoiando para sanar as irregularidades em seus carros sem que os donos precisem ir até uma concessionária. Contudo, não é sempre que dá para evitar uma visita à oficina.
Esse último recall em particular envolve 239.382 veículos, entre diversos modelos e anos de produção. Isso inclui o Model 3 e o Model S, ambos ano-modelo 2024/2025, e os Model X e Model Y dos anos 2023 a 2025, por exemplo. Todos foram fabricados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, de acordo com o modelo.
Qual é o problema dos carros da Tesla?
Conforme comunicado da Tesla, quando a partida é dada, uma corrente reversa pode causar um curto-circuito na placa do computador do carro. Isso pode fazer com que a câmera traseira pare de funcionar, impactando a visibilidade e aumentando o risco de acidente.
Uma atualização OTA que altera a sequência de inicialização começou a chegar nos veículos afetados em dezembro passado. No entanto, alguns carros que “experimentaram condições de falha ou estresse por curto-circuito” podem precisar de um novo computador, instalado gratuitamente nas concessionárias.
No ano passado, a marca convocou nada menos que 16 recalls nos EUA, impactando 5.137.968 veículos. Entretanto, quase a totalidade deles – ou seja, 5.098.363 unidades – pôde ser reparada remotamente por meio de atualizações de software. Mas sem esquecer que recentemente muitos proprietários da Cybertruck que fizeram updates via nuvem reclamaram que a picape chegou a travar em diversas situações.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!