Se por aqui a Tesla não chegou oficialmente (e nem há previsão de vir), em outros lugares do mundo ela já lidera como a marca que mais vende veículos elétricos. A montadora, inclusive, é a maior vendedora de elétricos do mundo. Dados do site de comparação de preços Uswitch apontam que o Model 3 é o carro de emissão zero mais vendido do mundo. Conquistando 11 países, incluindo os dois maiores mercados automotivos do mundo: EUA e China. Ele também é o best-seller em 19 países. Que abrangem Canadá, Reino Unido, México e Austrália.
Atrás da norte-americana, a Nissan tem dominância em 9 nações. Como o Japão, Irlanda, Portugal e Polônia, nas quais o Leaf é o mais procurado. Em terceira posição, o Renault Zoe é o modelo mais vendido em sete nacionalidades. França, Espanha, Itália e Uruguai, entre outros.
No Brasil, o Chevrolet Bolt é a grande estrela. Apesar do aumento de preço de R$55 mil, o modelo emplacou 98 unidades até setembro deste ano. O compacto possui uma bateria de 66 kWh que desenvolve até 203 cv de potência e 36,7 mkfg de torque. E tem autonomia de 40 km. Atualmente, o modelo é oferecido por R$ 230.600.
Como já era de se esperar, a protagonista no mercado dos elétricos na Alemanha é a Volkswagen, com seu novo e-Golf. Já a estatal chinesa BAIC pode não ser a principal vendedora nesse nicho em seu país, mas em locais como Índia, Tailândia e África do Sul, ela garante o primeiro lugar. O motivo do sucesso é SUV compacto EC-Series.
Vale lembrar que há cerca de dois anos tal modelo dominava com grande vantagem o mercado chinês. Até que a Tesla instalou uma fábrica em Shangai em 2019, onde passou a produzir veículos nacionais e mudou a situação.
Ranking das marcas é diferente do ranking dos modelos
A situação se modifica se analisarmos as marcas que mais vendem elétricos. Sem tomar como partida seu modelo mais vendido ou sua abrangência mundial. Um levantamento feito pelo EV Sales aponta que a liderança, é claro, é da Tesla com 253 mil automóveis emplacados neste ano. Em segundo lugar, a Volkswagen soma quase 90 mil unidades vendidas. Seguida pela chinesa BYD, BMW e a SAIC.
No último ano, o acumulado de vendas de veículos elétricos foi de 2.4 milhões. Apesar da pandemia da covid-19, os meses de julho e agosto tiveram melhor desempenho em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o EV Sales, o Tesla Model 3 consegue vender mais do que os outros cinco colocados juntos. Até o mês de agosto, o sedã emplacou quase 200 mil unidades. Enquanto Renault Zoe, Hyundai Kona EV, Nissan Lead, VW e-Golf e Tesla Model Y somaram juntos quase 175 mil carros vendidos.