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Tesla Model 3 será primeiro táxi elétrico de Nova York
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Tesla Model 3 será primeiro táxi elétrico de Nova York

Modelo elétrico foi aprovado pela administração da cidade para operar como táxi na cidade

Redação

30 de out, 2019 · 2 minutos de leitura.

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Model 3 integra lista longa de modelos que usam eletricidade
Crédito:Amanda Voisard/Reuters
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A prefeitura de Nova York autorizou que os Tesla Model 3 possam ser usados como táxi na cidade. O modelo será o primeiro carro totalmente elétrico a poder realizar o serviço dos famosos “yellow cabs” em Nova York. O Model 3 se juntará a uma longa lista de modelos híbridos que já circulam na Grande Maçã.

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Já são usados como táxi na cidade as versões híbridas de Ford Fusion, Hyundai Sonata, Chrysler Pacifica, além dos Toyota Prius, Camry e RAV4. Vários outros modelos também são aprovados, mas até então o Tesla Model 3 é o único elétrico.

No entanto, o sedã já é usado como táxi em várias cidades do mundo. A Holanda tem uma das maiores frotas de Tesla desde 2017. Já Dubai planeja colocar 200 unidades do modelo nas ruas para transporte de passageiros.

Táxi robô

Curiosamente, a Tesla tem planos contrários ao serviço de táxis no formato atual. A marca tem intenção de lançar táxis robôs nos Estados Unidos já em 2020. Isso é algo que pode parecer contrário ao serviço de táxis como conhecemos. Os veículos não terão motoristas e vão operar totalmente com a tecnologia autônoma das fabricantes.


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Oficina Mobilidade

Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.