Redação

21/01/2020 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 20/01/2020 | 22:46

Tesla pode ter hatch médio elétrico produzido na China

Tesla já produz Model 3 na China e quer produto com desenvolvimento local. Volkswagen também aumenta participação e compra parte de fabricante de baterias

tesla
Esboço de novo carro apareceu em anúncio de empregos para novo centro de pesquisa na China Crédito: Tesla/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Tesla está desenvolvendo um novo modelo para ser produzido em sua nova “gigafactory” em Xangai, na China. Para isso, está recrutando profissionais chineses para trabalhar no novo projeto. O CEO da marca, Elon Musk, quer um novo carro não apenas produzido na China, mas pensado no gigante asiático. Por isso, a marca vai abrir um centro de desenho e pesquisa por lá.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

No anúncio que a marca publicou na plataforma WeChat para convogar candidatos a empregados na empresa, a Tesla revelou um esboço do que pode ser o primeiro modelo chinês. O desenho indica um modelo compacto, com linhas semelhantes ao Model Y, mas porte de um hatch médio. Isso pode significar que a marca trabalha num concorrente para modelos como VW ID.3 e Nissan Leaf.

O modelo seria totalmente desenvolvido na China e vendido ao redor do mundo. A Tesla já produz na fábrica chinesa o Model 3 para mercado local. No lançamento do modelo, Musk afirmou que “a China tem uma das melhores artes do mundo e é algo que seria apreciado mundialmente. Acho que deve ser feito e nós faremos isso”, em referência ao desenvolvimento de carros na China.

Volkswagen

A Volkswagen, por sua vez, comprou 20% da Guoxuan, produtora de baterias na China. Segundo a Reuters, a VW teria gasto cerca de US$ 560 milhões para compra da participação na Guoxuan. O negócio é importante na estratégia da alemã de vender 1,5 milhão de carros elétricos na China até 2025.

Segundo o diretor da consultoria chinesa AutoForesight, Yale Zhang, “ter participação na maior produtora de baterias do país pode dar mais poder de barganha às montadoras”.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais