A Tesla teve seu maior prejuízo trimestral entre outubro e dezembro do ano passado. A empresa de Elon Musk confirmou que perdeu US$ 675 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) no período, principalmente devido ao atraso na produção do Model 3.
Durante todo o ano de 2017, a Tesla teve perda de quase US$ 2 bilhões (R$ 6,6 bilhões). Embora tenha uma receita de aproximadamente US$ 12 bilhões (R$ 39,7 bilhões), a montadora continua gastando mais do que arrecada.
O Model 3 foi lançado no meio do ano passado, conforme planejado. Porém, o ritmo de produção do sedã elétrico não correspondeu às expectativas. Depois de prometer fabricar 20 mil veículos por mês, a Tesla só conseguiu entregar 266 unidades no trimestre de estreia e 1.550 nos últimos três meses do ano.
Agora, a empresa informa que, até o fim de março, estará produzindo 2.500 Model 3 por semana. Até a metade do ano, a Tesla pretende passar a fabricar 5 mil exemplares a cada sete dias.
Contudo, em carta aos investidores, a companhia admitiu que pode falhar também neste objetivo. “Nossa experiência com o Model 3 demonstrou a dificuldade em prever com precisão as taxas de produção”.
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HYUNDAI VELOSTER
Em meio a várias polêmicas, o Veloster sempre sofreu "bullying" por nunca ter entregado desempenho a altura do visual esportivo. Agora, a Hyundai lançou uma nova geração com motores mais potentes. Será que agora vai?
2/10
FIAT BRAVO
O Bravo era um carro pra lá de gostoso de guiar, com visual instigante e boa qualidade construtiva. Mesmo meio "velho", ainda manteve uma legião de fãs. Bem que podia ter ganhado uma nova geração a altura.
3/10
VW PASSAT VARIANT
Elegante, prática e discreta, a Variant ficou de fora quando a Volkswagen começou a trazer a geração mais recente do Passat para o Brasil. Culpa dos SUVs de luxo, que praticamente mataram o segmento de peruas luxuosas por aqui.
4/10
RENAULT SCÉNIC
A Scénic inaugurou o segmento das minivans no Brasil em 99, e foi logo seguida pelas Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso. No entanto, o tempo passou e esses modelos saíram de "moda". A Zafira foi "substituida" pela Spin e a Citroën lançou as novas (e caras) C4 Picasso. A Renault até trouxe a geração seguinte do modelo pra cá, mas nunca mais teve o mesmo sucesso.
5/10
VW PHAETON
O Phaeton foi um incompreendido. O alto luxo e muita sofisticação técnica do sedã contrastavam com os emblemas "plebeus" da Volkswagen. Por isso, pouca gente se aventurou a pagar grandes somas de dinheiro pelo carro.
6/10
RENAULT CLIO
O Clio foi outro que fez muitos aniversários no mercado brasileiro e nunca recebeu grandes melhorias. O modelo saiu de linha em 2017 por aqui, enquanto a versão europeia já estava na quarta geração.
7/10
FORD KA
O Ka original sempre dividiu opiniões. E por isso o modelo de entrada da Ford foi sendo desfigurado ao longo dos anos. A segunda geração mantinha a plataforma da primeira, mas já adotava um estilo menos radical, enquanto a terceira e atual manteve só o nome.
8/10
CHEVROLET SONIC
O Sonic era um carrinho legal, bem acertado e moderno. Pena que aparentemente ele veio "antes da hora" para o Brasil e nunca decolou. O sedã era feioso, mas o hatch era pra lá de interessante. Bem que merecia uma nova chance por aqui.
9/10
RENUALT MÉGANE
Só tivemos duas gerações do Mégane por aqui. O modelo deixou de ser oferecido no mercado e foi (parcialmente) substituído pelo Fluence. Enquanto isso, a Renault lançou novas gerações de sedã e perua na Europa e o carro saiu dos planos da Renault brasileira. Uma lástima para um dos melhores Renault já produzidos no País.
10/10
FORD COURIER
A picapinha da Ford era gostosa de guiar e tinha uma caçamba enorme. Sobreviveu por muitos anos no mercado, mas sucumbiu à supremacia da Fiat Strada no segmento e à falta de novidades no modelo.